Em destaque

Pavlova dupla com frutos vermelhos

O ar festivo das pavlovas torna-as perfeitas para uma mesa de família. Podem ser conjugadas com as frutas que mais gostamos

Ingredientes

Merengues

Claras de ovo 8 (cerca de 250 g)
Açúcar 480 g
Farinha de milho 1 colher de sopa
Vinagre de sidra 1 colher de sopa
Sal Uma pitada

Recheio e cobertura

Frutos vermelhos congelados (ex. morangos e framboesas) 400 g
Açúcar amarelo 3 colheres de sopa
Romã 1/2
Natas para bater 400 ml
Sumo de limão Algumas gotas
Açúcar em pó 3 colheres de sopa (mais algum para polvilhar)
Folhas de hortelã A gosto

Preparação

Pré-aqueça o forno nos 110º C com a ventoinha ligada.

Desenhe numa folha de papel vegetal um círculo com 26 cm de diâmetro e noutra folha um círculo de 20 cm de diâmetro. Coloque as folhas sobre tabuleiros de ir ao forno, com a marca do lápis virada para baixo.

Comece a bater as claras, que devem estar à temperatura ambiente, com uma pitada de sal. No início sem o açúcar, mas quando começarem a ganhar picos consistentes, junte o açúcar aos poucos, continuando a bater até estar firme e brilhante. Antes de juntar a última porção de açúcar, junte a farinha de milho e o vinagre.

Coloque colheradas de merengue dentro dos círculos desenhados, abatendo um pouco no centro e mantendo os lados mais altos e irregulares. Leve a cozer durante 30 minutos e depois reduza a temperatura para 90º C/ventoinha e deixe cozer durante mais 1h30.

Desligue o forno, entreabra ligeiramente a porta e deixe as pavlovas arrefecerem dentro do forno.

Depois de frias, se não for usar logo, guarde-as numa caixa hermética.

Montar/ decorar:
Com cerca de duas ou três horas de antecedência, coloque os frutos congelados numa taça, envolva-os no açúcar amarelo e deixe descongelar (vão largar um sumo delicioso que vamos usar depois na decoração).

Bata as natas com o açúcar em pó até ficarem firmes (a meio do processo junte umas gotas de sumo de limão: vai ajudar a que fiquem mais espessas).

Num prato com rebordo, coloque o suspiro maior, espalhe colheradas de chantilly e metade dos frutos.

Coloque o outro suspiro por cima e repita a operação: camada de natas seguida de camada de frutos, salpicando com os bagos de romã. Regue com algum do sumo largado pelos frutos, espalhe algumas folhinhas de hortelã e polvilhe com açúcar em pó.
Está pronto a servir.

Receita do parceiro

Em destaque