com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Panettone

Ingredientes

Leite morno 300 ml
Farinha tipo 55 550 g
Manteiga amolecida 80 g
Açúcar 50 g
Mel 1 colher de sopa
Gemas 4
Essência de baunilha q.b.
Rum 1 colher de sopa
Fermento fresco 15 g
Sal 1 pitada
Fava tonka (raspas) 1
Limão (raspas) 1
Arandos secos 50 g
Sultanas 150 g

Preparação

Thermomix Bimby:
Colocar no copo o leite, as gemas, o açúcar, o mel, o fermento, as essências, as raspas, programe 2 min/37º/Vel2. Adicione a farinha, o sal e a manteiga aos bocados e programe 5 min/vel. espiga. Se necessário, acrescentar mais um pouco de farinha.
Quando se formar uma bola (não pegajenta), juntar as passas e as pepitas aos poucos enquanto amassa mais uns minutos na vel. espiga até ficar bem misturado. Colocar a massa dentro de um recipiente grande e deixar repousar umas 2 a 3h horas, num local abrigado, até triplicar de volume.
MFP:
Desfazer o fermento no leite morno. Juntar as gemas, o açúcar, o mel, as essências, as raspas e misturar e deitar na cuba da máquina. Cobrir com a farinha e por cima colocar a manteiga aos bocados e o sal. Selecionar o programa “Massa” ou “Amassar”. Ao bip da máquina, adicionar as passas e as pepitas. (Caso não haja bip, assim que os ingredientes anteriores já estejam bem misturados e ainda na fase de amassar).
Findo o programa, deixar a massa crescer dentro da cuba umas 2 horas.
Passado esse tempo, retirar a massa para a bancada, amassar um pouco com as mãos e colocá-la numa forma cilíndrica (usei um tacho), untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Poderá também usar formas pequenas e fazer uns mini-panettones. Colocar num sítio abrigado e deixar dobrar de volume (no mínimo 1h).
Findo esse tempo, fazer uma cruz com uma faca, pincelar com leite e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 40 min. no caso do panettone maior e 20 min. nos mais pequenos. (Fazer teste com um palito).

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.