Em destaque

Panacota de chá verde com compota de amora-preta

Não tendo gelatina em excesso, a panacota fica pouco doce e permite juntar inúmeros aromas

Ingredientes

Manteiga, para untar usar q.b.
Leite 1 chávena, mais um pouco
Folhas soltas de chá verde 1 colher de sopa
Gelatina em pó 2 colheres de chá
Açúcar 3 colheres de sopa
Natas para bater 1 chávena
Sal uma pitada

Compota

Amoras-pretas 125 g
Açúcar 1/4 chávena
Sumo de limão 2 colheres de sopa

Preparação

Numa panela pequena aqueça o leite com as folhas de chá, sem ferver. Retira do lume e deixa em infusão durante uma hora.

Numa panela pequena, junte as amoras, o açúcar e o sumo de limão. Deixe cozinhar em lume baixo-médio até engrossar, mexendo com frequência, cerca de dez minutos. Reserve.

Se quiser desenformar a panacota, coloque um pouco de manteiga numa folha de papel de cozinha e unte quatro ramekins. Em seguida, passe uma folha limpa de papel de cozinha por dentro dos ramekins, para deixar apenas um leve resíduo de gordura.

Coe o leite. Adicione leite em quantidade suficiente para voltar a ter uma chávena (as folhas de chá vão absorver um pouco do leite durante a infusão). Coloque o leite numa panela pequena, polvilhe com a gelatina em pó e deixe amolecer durante cinco minutos.

Coloque a panela em lume baixo e aqueça o leite suavemente, mexendo com frequência, por dois minutos. Não deixe ferver. Junte o açúcar e continue a aquecer em lume baixo até que se dissolva, cerca de dois a três minutos mais. Novamente, não deixe a mistura ferver. Retire a panela do lume. Adicione as natas e uma pitada de sal e mexa bem.

Divida a mistura pelos ramekins e leve ao frigorífico para arrefecer. Se servir nos ramekins, deixe no frigorífico durante cerca de duas horas. Se quiser desenformar a panacota, deixe no frigorífico pelo menos quatro horas ou durante a noite.

Para desenformar a panacota, comece por colocar água morna numa taça grande e limpe os pratos de servir com uma folha húmida de papel de cozinha (torna mais fácil ajustar a panacota no prato, caso ela não fique no lugar certo). Com cuidado, passe uma faca fina em torno da orla superior do pudim para soltá-lo do ramekin. Coloque o ramekin na água quente durante cinco segundos. Inverta o ramekin sobre o prato e agite suavemente para ajudar a panacota a cair. Se ela não se soltar, volte a colocar na água quente.

Sirva imediatamente com a compota de amora.

Panacota de chá verde com compota de amora-preta
Receita do parceiro

Em destaque