com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Muffins de maçã com streusel de amêndoa

As maçãs ligeiramente cozinhadas numa calda de açúcar e especiarias deixam o interior húmido, enquanto o streusel de amêndoa confere uma textura crocante por fora

Ingredientes

Maçãs cozidas

Maçãs pequenas 350 a 400g, sem caroço e cortadas em pedaços pequenos
Açucar Mascavado 40 g
Manteiga Sem Sal 40 g
Sementes de 1 vagem de baunilha -
Canela em Pó 1/4 colher de chá
Cardamomo em pó 1/4 colher de chá

Streusel

Farinha sem fermento 60 g
Amêndoa moída 60 g
Açucar Mascavado 30 g
Canela em Pó 1/4 colher de chá
Cardamomo em pó 1/4 colher de chá
Sal Marinho uma pitada
Manteiga sem sal, fria e cortada em cubos 50 g

Muffins

Farinha sem fermento 300 g
Fermento em Pó 2 colheres de chá
Bicarbonato de Sódio 1 colher de chá
Sal Marinho 1/2 colher de chá
Açúcar 160 g
Ovos grandes 2 unidade
Manteiga sem sal, derretida e arrefecida ligeiramente 100 g
Iogurte grego 180 g
Extrato de baunilha 2 colheres de chá

Preparação

Comece por cozer as maçãs. Coloque todos os ingredientes num tacho, sob lume médio. Mexa até que a manteiga e o açúcar se dissolvam. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até que as maçãs comecem a ficar macias, cerca de 12 a 15 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer durante 15 a 20 minutos.

Prepare o streusel. Coloque a farinha, a amêndoa moída, o açúcar, a canela, o cardamomo e o sal numa tigela e misture bem com um garfo. Adicione a manteiga fria e use os dedos para misturar rapidamente a manteiga com os ingredientes secos, até obter uma mistura grosseira e com alguns pedaços maiores. Se estiver muito calor, coloque a tigela no frigorífico enquanto prepara os muffins.

Muffins de maçã com streusel de amêndoa

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Forre 12 formas de queque com formas de papel.

Peneire a farinha juntamente com o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal para dentro de uma tigela grande. Junte o açúcar e misture bem.

Numa outra tigela, junte os ovos, a manteiga derretida, o iogurte grego e o extrato de baunilha (aqui a receita para extrato de baunilha caseiro). Bata até estarem bem incorporados.

Deite os ingredientes líquidos na tigela com os ingredientes secos. Com uma espátula de borracha ou colher de pau, misture até ficarem bem combinados. Adicione as maçãs cozidas e arrefecidas e misture bem.

Distribua a massa uniformemente pelas formas de papel, enchendo-as até um máximo de 2/3 da sua capacidade. Polvilhe o topo dos muffins generosamente com o streusel.

Leve a cozer no forno pré-aquecido durante 20 a 25 minutos, ou até que o topo esteja dourado e um palito inserido no meio saia com algumas migalhas húmidas. Retire do forno e deixe arrefecer durante 15 minutos. Depois, retire os muffins de maçã das formas e deixe arrefecer completamente sobre uma grade.

Receita do parceiro

Em destaque