com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Gnocchi - receita básica

Ingredientes

Farinha sem fermento, extra para trabalhar 2 chávena
Batatas 1000 g
Sal grosso 1 + 2 1/2 colheres de sopa
Ovos grandes 2
Pimenta preta moída de fresco 1/4 colher de chá

Preparação

Polvilhe levemente um tabuleiro com farinha, reserve. Coloque as batatas numa panela grande, cubra com água e 1 colher de sopa de sal. Leve ao lume e deixe levantar fervura. cozinhe até as batatas ficarem moles, 25 minutos.
Escorra as batatas. Deixe arrefecer um pouco e retire a pele. Passe as batatas por um passevite para uma tigela grande. Adicione a farinha e os ovos. Tempere com o restante sal e a pimenta. Misture bem com a ajuda de um garfo.
Vire a massa para cima de uma superfície de trabalho levemente polvilhada com farinha. Amasse delicadamente até ficar macia, por volta de 3 minutos. Divida a massa em 4 a 6 bocados. Enrole cada bocado de maneira a parecer uma corda comprida com a espessura de um polegar. Corte as “cordas” na diagonal em gnocchi com aproximadamente o tamanho de 2 cm. Pressione cada bocado com a parte de trás de um garfo para ficar com incisões. Coloque os preparados no tabuleiro preparado até estarem pronto para cozinhar.
Leve uma panela grande com água ao lume, deixe levantar fervura. adicione sal. Coloque metade dos gnocchi para cozinhar. Quando subirem à superfície (por volta de 2 minutos), continue a cozinhar até moles, mais 15 segundos. Retire-os com uma espátula/colher com furos. Repita o mesmo processo para os restantes gnocchi.

Dicas

Um dos pequenos triunfos da cozinha italiana. Quando bem feitos são leves e fofos (não densos e pastosos). O truque para obter gnocchi perfeitos é utilizar a quantidade certa de farinha. Se a massa ficar muito molhada (húmida), eles vão desmanchar-se e dissolver quando colocados em agua para cozinhar. Mas no entanto se adicionar farinha a mais eles vão ficar densos e deselegantes. Trabalhar demasiado a batata também pode causar problemas. A batata deve ser passada por um passevite delicadamente. Fazer gnocchi não é difícil, mas pode requerer um pouco de prática e paciência para aperfeiçoar a técnica e ganhar o sentido de quanta farinha a massa pode precisar. Assim sendo, mesmo que os seus primeiros gnocchi não tenham a leveza de pequenas nuvens, eles vão com certeza ser deliciosos! Os gnocchi por cozer podem ser guardados no frigorífico, sem serem tapados, por 12 horas. Para cozinhar: é melhor cozinhar os gnocchi mesmo em cima da hora de servir. Isto impede que eles fiquem secos e permaneçam leves e fofos. Um segredo para cozinhar bem é cozinhá-los em água a ferver muito. Para gnocchi de espinafres: Descongele um pacote de 300g de espinafres. Pique muito bem as folhas e esprema toda a água que conseguir. Adicione à tigela das batatas. Junte 2 colheres de sopa de farinha extra.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.