com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Galette de ameixas e pêssegos

Uma tarte rústica feita com fruta doce e perfumada

Ingredientes

Massa

Farinha de trigo sem fermento 180 g
Manteiga fria, cortada em cubos 90 g
Água fria 60 g
Sal 1 pitada

Recheio

Pêssegos, descascados e cortados em fatias 2
Ameixas pequenas, descaroçadas e cortadas em quatro 6
Açúcar mascavado 1/4 chávena
Limão (sumo) 1/2
Extrato de baunilha 1/2 colher de chá
Canela em pó 1/2 colher de chá
Noz-moscada 1/4 colher de chá
Farinha de trigo 1 colher de sopa
Leite para pincelar

Preparação

Começar por preparar a massa. Numa tigela, misturar a farinha e o sal (se estiver a usar manteiga sem sal). Adicionar a manteiga e trabalhar rapidamente com os dedos, para evitar que a manteiga aqueça, até que a mistura se assemelhe a migalhas grossas com alguns pedaços maiores. Não se pretende uma mistura homogênea. Os pedaços de manteiga ficarão encapsulados na farinha e vão derreter no forno, fazendo com que a massa fique leve e fofa.

Adicionar a água fria e misturar rapidamente com um garfo até que consigam moldar a massa com as mãos, como se estivessem a fazer uma bola de neve ou de areia, apenas até que a massa se mantenha unida, sem estar húmida ou a pegar às mãos. Se ainda estiver muito esfarelada, adicionar um pouco mais de água, uma colher de sopa de cada vez.

Formar um disco achatado, embrulhar em película aderente e guardar no frigorífico durante, pelo menos, uma hora. A massa pode ser congelada durante um mês; nesse caso, descongelar no frigorífico antes de usar.

Pré-aquecer o forno a 180 º C.

Com a ajuda do rolo, esticar a massa num círculo (35-36 cm) e colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Reservar no frigorífico.

Para preparar o recheio, começar por misturar bem o açúcar, especiarias e farinha. Numa taça grande, adicionar o sumo de limão e o extrato de baunilha aos pêssegos e ameixas. Misturar delicadamente os ingredientes secos.

Retirar a massa do frigorífico e colocar o recheio no centro do círculo, deixando uma margem de aproximadamente 5 cm de largura. Dobrar esta margem em direção ao centro, pincelar com leite e polvilhar com açúcar mascavado.

Assar no forno pré-aquecido durante 45 a 50 minutos, ou até que a massa fique dourada e o recheio de fruta esteja a borbulhar.

Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede. Servir ainda quente.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.