com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Empadão de Cantharellus com chouriça de repolho

Uma receita que tira partido da chouriça de repolho, feita à base de carne e gordura de porco e repolho triturados, com um leve toque de fumo

Ingredientes

Batata para cozer 1000 g
Cogumelos Cantharellus 200 g
Chouriças de repolho 2
Manteiga 1 colher de sopa
Azeite 2 colher de sopa
Natas 200 ml
Gela de ovo 1
Dentes de alho picados 2
Sal e pimenta q.b.

Preparação

Começamos por descascar e cortar em pedaços as batatas, que pomos a cozer em água e sal.

Entretanto, com a ajuda de uma faca ou colher, retiramos a pele das chouriças, uma vez que queremos apenas o seu recheio.

Aquecemos uma frigideira, colocamos o azeite e o alho picado, deixamos corar ligeiramente e adicionamos os cantharellus e salteamos. Temperamos com um pouco de sal, tendo o cuidado de não exagerar, pois os fumados costumam ser géneros em sal, e um pouco de pimenta preta; reservamos.

Na mesma frigideira, quente,  dispomos o recheio da chouriça e deixamos cozinhar por cinco minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar. Adicionamos os cantharellus e retificamos os temperos.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorremos e passamos pelo passe-vite ou esmagamos com um garfo; adicionamos as natas aos poucos e batemos com umas varas, até obtermos um creme homogéneo; retificamos de sal e pimenta.

Untamos o tabuleiro ou pyrex com manteiga, dispomos uma camada de puré, sobrepomos uma camada de recheio e terminamos com uma última camada de puré, que alisamos com a espátula. Pintamos com a gema de ovo e, com um palito ou a ponta de uma faca, fazemos alguns desenhos na superfície.

Resta-nos apenas gratinar em forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 20 minutos, ou até que o empadão ganhe uma cor dourada.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.