Cascas de cerca de 5 laranjas (também podes usar cascas de outros citrinos)
-
Açúcar
1 + ½ chávena
Água
usar q.b.
Sumo de limão
usar a gosto
Frutos vermelhos
usar a gosto
Folhas de hortelã
usar a gosto
Preparação
Primeiro, vamos extrair o óleo saboroso que se esconde nas cascas de laranja. Lave as cascas e coloque-as num recipiente. Cubra com açúcar, esmague um pouco e envolva bem.
Tape o recipiente com um pano e deixe repousar durante a noite ou durante, pelo menos, cinco horas.
Passado este período de tempo, filtre os conteúdos do recipiente para outro, usando um coador. O que vai obter é um óleo com um forte sabor a laranja - o ingrediente-estrela do nosso cocktail! Refrigere-o
Agora, vai fazer os cubos de gelo aromatizados. Está a ver aquelas folhas de hortelã (ou menta, ou tomilho...) que sobraram e não quer deitar fora? E aqueles mirtilos no canto do frigorífico? É o que vai usar. Primeiro, lave a fruta e as aromáticas.
Depois, coloque-os numa cuvete de gelo. Cubra com água e leve ao congelador.
Agora que já tem os cubos de gelo prontos, encha um jarro com o óleo das cascas. Adicione sumo de limão, um dedo de água e gin a gosto. Misture tudo. Coloque os cubos de gelo dentro do jarro e o seu cocktail está pronto a servir.
Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta: reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.