Em destaque

Chamuças de bacalhau

Um petisco ideal para quando recebemos muitas pessoas ao mesmo tempo. Pode preparar tudo antecipadamente, congelar e, na altura, é só fritar.

Ingredientes

Massa de chamuça 50 folhas
Bacalhau demolhado (migas congeladas) 500 g
Cebola grande 1
Dentes de alho 6
Salsa 10 pés
Cenouras médias 2
Couve (folhas mais clarinhas) 10 folhas
Caril picante 1 e 1/2 colher de sopa
Garam masala 1 e 1/2 colher de sopa
Sal 1 pitada
Azeite q.b.

Preparação

Esta receita produz entre 40 a 50 chamuças.

Preparar todos os legumes, descascando-os, lavando-os e partindo em pedaços pequenos. Colocá-los junto ao robô de cozinha.

Começar por escaldar o bacalhau. Escorrer bem, deixar arrefecer e desfiar em pedaços pequenos. Reservar.

Colocar uma frigideira ao lume com um pouco de azeite. Enquanto aquece, picar os alhos, a cebola e os pés de salsa no robô de cozinha. Colocar na frigideira e deixar alourar.

De seguida picar a cenoura e juntar à frigideira. Por fim picar as folhas de couve e juntar também ao preparado anterior. Juntar mais uma ou duas colheres de sopa de azeite, o bacalhau bem desfiado, o caril e o garam masala.

Verificar se é necessário juntar um pouco de sal. Deixar cozinhar em lume brando, envolvendo com frequência para que todos os ingredientes se envolvam nos temperos, durante cinco a dez minutos, acrescentando um pouco de azeite se começar a ficar muito seco.

Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco para começar a montar as chamuças.

Estender uma tira de massa (humedecendo ligeiramente com água para evita que se partam) e numa das pontas, deixando um pouco de massa, colocar uma colher de recheio.

A seguir dobrar em triângulo, da mesma forma que se dobram os sacos de supermercado, até chegar ao fim da tira. Humedecer ligeiramente a ponta da massa com água para colar.

Aquecer óleo numa fritadeira e fritar as chamuças cerca de três a quatro minutos, virando-as a meio do tempo. Retirar do óleo e escorrer bem em papel de cozinha absorvente. Comer quentes ou frias.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.