com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Cake pops de café com cobertura de chocolate

Uma versão mais adulta de um doce que está normalmente associado a festas infantis

Ingredientes

Bolo de café

Manteiga sem sal, à temperatura ambiente 125 g
Açúcar mascavado 
 250 g
Ovos, à temperatura ambiente
 3 unidade
Café expresso (25-30 ml) 1 unidade
Leite 100 ml
Farinha com fermento 115 g
Sal uma pitada

Creme de manteiga

Manteiga sem sal, amolecida mas não derretida 125 g
Açúcar em pó, peneirado 115 g
Extrato de baunilha 1/2 colher de chá
Leite 1 colher de sopa
Sal Fino uma pitada

Cake pops

Bolo de café 300 g
Creme de manteiga 100 g
Chocolate para cobertura 300 g
Açúcar mascavado para polvilhar adicionar a gosto

Preparação

Comece por preparar o bolo. Pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma de bolo inglês.

Na batedeira, junte o açúcar com a manteiga e bata até obter uma pasta. Junte depois os ovos, um a um, o café e o leite. Adicione a farinha peneirada e o sal, batendo em velocidade lenta até estar incorporada. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos, ou até que inserindo um palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco. Retire do forno e deixe amornar dentro da forma. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Enquanto o bolo está no forno, prepare o creme de manteiga. Na batedeira, bata primeiro a manteiga durante um ou dois minutos. Na velocidade baixa, junte o açúcar e bata até estar incorporado. Aumente a velocidade, junte o leite, extrato de baunilha e o sal e bata durante mais dois minutos.

Apare o bolo (de forma a ficar só com o miolo) e desfaça em migalhas para dentro de uma taça. Vá juntando o creme de manteiga e misture bem até obter uma pasta. Retire um pouco de massa e faça uma bola pequena. A mistura está boa quando conseguir fazer uma bola que mantenha a sua forma e não se desfaça quando a apertar.

Forre um prato ou tabuleiro pequeno com papel vegetal. Vá retirando pequenas porções de massa, 20 a 25 gramas, e molde pequenas bolas. Coloque-as no prato e leve ao congelador durante 20 minutos.

Leve o chocolate ao micro ondas durante 30 segundos. Retire e mexa bem. Leve de novo ao micro ondas, se necessário, em intervalos de 15 segundos, mexendo sempre muito bem entre eles.

Retire os bolinhos do congelador e volte a rodar cada um entre as mãos para arredondar. Mergulhe a ponta de um pauzinho no chocolate derretido e insira dentro de um bolinho (fica uma espécie de anel na base). Repita com os restantes. Leve ao frigorífico durante cinco a dez minutos.

Mergulhe o cake pop no chocolate, certificando-se que o chocolate cobre todo o bolo até ao pauzinho. Com cuidado, retire-o do chocolate e vá rodando para retirar o excesso de chocolate. Eu passei com o dedo para fazer alguns relevos, de modo a ficarem com um ar mais rústico, mas pode deixá-los mais lisos. Salpique com açúcar mascavado e coloque num suporte (usei simplesmente uma caixa de ovos).

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.