Em destaque

Bolonhesa

É uma das mais conhecidas criações culinárias em todo o mundo, apesar de ser uma adaptação moderna do verdadeiro ragú italiano.

Ingredientes

Azeite 2 colheres de sopa
Cebola média, cortada em fatias finas 2 unidade
Aipo cortado em fatias finas 2 talo
Cenoura ralada 2 unidade
Carne de vaca (lombo) picada 150 g
Carne de vitela picada 150 g
Pancetta picada (ou bacon) picado 80 g
Vinho Tinto 1/2 copo
Caldo de Carne 3 dl
Polpa de Tomate 3 colheres de sopa
Sal e Pimenta q.b.
Leite Gordo 1 chávena
Queijo parmesão (ralado) q.b.

Preparação

Aquecer o azeite numa panela, adicionar a cebola, o aipo e a cenoura. Saltear até ficarem cozinhados, cerca de oito minutos. Acrescentar a vaca, vitela e pancetta (ou bacon, se não encontrar o produto genuíno italiano), deixando cozinhar mais 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Acrescentar o vinho e deixar ferver um minuto. Adicionar 2 e ½ chávenas de caldo e a polpa de tomate e mexer até ficar tudo misturado. Reduza o lume e deixa cozinhar lentamente,  cerca de uma hora, até todos os sabores de harmonizarem. Tempere com sal e pimenta.

Aqueça o leite à parte e adicione lentamente à mistura anterior até absorver. Acrescente pouco a pouco o resto do caldo se necessário, sempre em lume muito brando, deixando cozinhar mais 30 a 40 minutos.

Servir sobre a massa cozida al dente, polvilhando com parmesão ralado.

Dicas

Há receitas mais rápidas para fazer uma bolonhesa, mas todo o tempo que deixar a carne a cozinhar lentamente vai compensar com um sabor mais apurado.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.