com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolo de morango com creme de chocolate branco

Um bolo de sonho com um visual suave, diáfano. Um dos melhores bolos do blog Coco e Baunilha

Ingredientes

Bolo

Ovos 3
Açúcar 140 g
Óleo vegetal 100 ml
pasta ou extrato de baunilha 1 colher de sobremesa
Leite 150 ml
Farinha com fermento 240 g
Compota de morango 100 a 150 g

Creme de chocolate branco

Chocolate branco de boa qualidade 250 g
Manteiga sem sal, amolecida 100 g
Queijo creme Philadelphia 200 g
Açúcar em pó (Icing sugar) 100 a 150 g
Corante rosa em gel adicionar q.b.

Preparação

Bolo

Untar duas formas com 16cm de diâmetro e forrá-las com papel vegetal.

Tradicional: Bater os ovos com o açúcar e a baunilha durante dez minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Juntar o óleo e bater até ficar integrado. Por fim juntar o leite alternadamente com a farinha peneirada e envolver delicadamente, até ficar homogéneo.

Thermomix – Bimby: Posicionar a borboleta no copo. Colocar os ovos, o açúcar e a baunilha e programar7min/37º/vel.3 e 1/2. Juntar o óleo pelo bocal e misturar uns segundos na Vel. 3. Juntar o leite e misturar novamente na Vel.3.  Por fim juntar a farinha peneirada e envolver 10 seg/ Vel.3. Se necessário envolver delicadamente com a espátula até ficar homogéneo.

Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 a 30min. ou até o palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha.

Creme de chocolate branco

Tradicional: Derreter o chocolate em banho-maria e deixar arrefecer. Bater a manteiga com o queijo creme até ficar bem cremoso. Incorporar o chocolate e o açúcar em pó e  bater uns minutos até obter um creme fofo.

Thermomix-Bimby: Colocar o chocolate partido no copo e programar 5min./50º/Vel. 1. Se necessário programar mais uns minutos até estar completamente derretido. Reservar numa taça e deixar arrefecer. Bater a manteiga e o queijo creme no copo limpo 4min/Vel. 3, até ficar cremoso. Com a velocidade 3 ligada, juntar o chocolate branco gradualmente pelo bocal, assim como o açúcar em pó e misturar na vel. 3 até obter um creme fofo.

Montagem

Caso necessário, cortar o topo de cada bolo de forma a obter uma face lisa. De seguida cortar cada bolo ao meio na horizontal. Colocar uma  metade no prato de serviço, barrar com compota de morango e por cima espalhar uma boa quantidade de creme e repetir a operação até à última camada.

Colocar uma boa camada de creme no topo do bolo e alisar para as extremidades. Barrar as laterais e preencher as zonas entre camadas, alisar com uma espátula, de forma a obter as laterais lisas. Nesta fase o bolo ficará com uma capa fina de creme.  Refrigerar meia hora para o bolo ficar firme estável.

Reservar um pouco de creme numa taça, juntar o corante rosa e misturar até ficar homogéneo.  Espalhar mais creme branco nas laterais e no topo e alisar bem com a espátula. Quando já estiver quase perfeito, espalhar creme rosa na parte de baixo, à volta do bolo e alisar com a espátula. Limpar a espátula entre cada passagem.  Levar o bolo ao frigorífico durante uma noite ou pelo menos seis a oito horas.

Dicas

 
Receita do parceiro

Em destaque