com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolo de manteiga de amendoim e doce

Este bolo decadente e irresistível foi criado para ser servido em comemorações e, ao mesmo tempo, ter poucos hidratos de carbono. Pode trocar as framboesas por morangos quando estiverem na época. Uma sugestão a partir do livro "Dieta para a Diabetes".

Ingredientes

Manteiga 150 g, e mais para untar
Amêndoas moídas 300 g
Fermento em pó 2 colheres de chá
Banana média, descascada 1
Manteiga de amendoim com pedaços 100 g
Ovos grandes 4
Extrato de baunilha 2 colheres de chá

Para o recheio e a cobertura

Natas gordas 300 ml
Extrato de baunilha 1 colher de chá
Manteiga de amendoim com pedaços 6 colheres de sopa
Doce de framboesa e chia (ou outro à escolha) usar a gosto

Para servir

Framboesas 1 punhado

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200 °C/elétrico, 180 °C/gás. Unte duas formas redondas com 20 cm e corte um círculo de papel vegetal para o fundo de cada uma.

Misture as amêndoas e o fermento em pó numa tigela grande. Noutra tigela, esmague a banana, a manteiga e a manteiga de amendoim com um garfo, e depois junte os ovos e o extrato de baunilha. Junte este preparado às amêndoas e misture com uma colher metálica.

Divida o preparado pelas duas formas, alise por cima e leve ao forno durante 25 minutos ou até ficar firme e um palito inserido no meio sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer durante cinco minutos antes de desenformar em cima de uma grelha para arrefecer por completo.

Entretanto, prepare o recheio e a cobertura. Bata as natas com o extrato de baunilha, quer com vara de arames, quer com batedeira elétrica, até se formarem picos macios.

Quando os bolos estiverem frios, barre o topo de cada um com três colheres de sopa de manteiga de amendoim. Espalhe metade do doce em cima de um e depois metade das natas. Cubra com o outro bolo, ficando as partes barradas com manteiga de amendoim e doce para dentro. Passe para uma travessa de servir, cubra com as restantes natas e as framboesas e acompanhe com o doce que restar numa tacinha ao lado.

O bolo conserva-se no frigorífico, tapado, durante três dias, no máximo.

Esta receita é parte integrante do livro "Dieta para a Diabetes", edição da ArtePlural, e com autoria de Katie e Giancarlo Caldesi.

Créditos das fotografias: Susan Bell

dieta para a diabetes
Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque