com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bolo de Limão e Iogurte (sem glúten)

Ingredientes

Ovos 5
Açúcar mascavado 2 copos (a medida do “copo” faz referência ao copo do iogurte)
Iogurte natural 1 copo
Óleo de girassol 1 copo
Farinha de milho 1 + 1/2 copo
Farinha de arroz * 1 + 1/2 copo
Farinha de coco 1/2 copo
Fermento em pó 1 colher de sopa
Limão (raspa e sumo) 1
Maçã ralada (bravo de Esmolfe) 1
Lemon curd para o recheio
Ovo 1
Açúcar mascavado 2 colheres de sopa
Limão (raspa e sumo) 1/2
Manteiga sem sal 1 colher de sobremesa
Decoração
Açúcar em pó 2 colheres de sopa
Sumo de limão algumas gota
Sementes de papoila q.b. (opcional)

Preparação

Ligue o forno a 180ºC.
Coloque na taça da batedeira os ovos com o açúcar e bata muito bem (muito mesmo) e com velocidade rápida, até triplicar de tamanho e ficar de cor clara. Adicione o iogurte e o óleo, volte a bater (com velocidade média) por mais alguns minutos. De seguida junte as farinhas com o fermento e volte a bater (velocidade média) até ficar uma massa homogénea. Por fim envolva a raspa, sumo de limão e a maçã ralada. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha (sem glúten), ou se preferir forre com papel manteiga. Coloque a massa e leve ao forno até ficar cozido. Assim que isso aconteça, retire do forno imediatamente e deixe arrefecer antes de desenformar. Lemon curd para o recheio: Coloque todos os ingredientes num tacho, e com a ajuda da vara de arames vá mexendo sempre. Assim que sentir que está a engrossar, desligue o fogão e deixe arrefecer (enquanto arrefece vai acabar de engrossar). Esta quantidade de lemon curd vai permitir fazer uma camada fina de recheio e ajuda a que o bolo não fique tão seco.
Decoração: Misture o açúcar em pó com as gotas de sumo de limão, mexa muito bem com uma colher e “desenhe” linhas retas por cima do bolo. Polvilhe com sementes de papoila se desejar. Se conseguir esperar, deixe umas horas no frigorífico até servir.

Dicas

*alimentos por natureza sem glúten, contudo por vezes durante o seu processo de fabrico podem estar exposto a outros alimentos com glúten. É importante por isso verificar sempre a informação da embalagem. **quando o fermento não contém amido de trigo, é isento de glúten.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.