Doce de framboesa (neste caso de compra, mas pode fazer um doce rápido com fruta congelada, por exemplo)
6 colheres de sopa
Cobertura/decoração
Chocolate de culinária
300 g
Manteiga à temperatura ambiente
240 g
Açucar em pó
50 g
Açúcar em pó e coco ralado
adicionar q.b.
Folhinhas de hortelã e outros elementos decorativos
usar a gosto
Preparação
[chávena = 250 ml de capacidade]
Pré-aquecer o forno nos 170º C. Untar muito bem/polvilhar com farinha duas formas de 16 cm de diâmetro. Forrar os fundos com papel vegetal e voltar a untar/polvilhar com farinha.
Numa taça grande, bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a manteiga derretida, mexer bem e de seguida adicionar a água a ferver. Mexer bem e incorporar o cacau e o chocolate em pó. Juntar o coco e por fim envolver a farinha e o fermento, sem bater.
Dividir pelas formas e levar ao forno cerca de 40 minutos (o tempo de cozedura varia de forno para forno, por volta dos 30-35 minutos veja como os bolos estão. Se lhe parecerem firmes no centro, espete um palito: o bolo está pronto quando este sair limpo ou apenas com algumas migalhas agarradas).
Retire, deixe arrefecer uns cinco minutos, passe uma faca a toda a volta do bolo e desenforme.
Entretanto prepare a cobertura: leve a derreter em banho-maria o chocolate (o recipiente do chocolate não deve tocar na água do recipiente de baixo, deve receber apenas o vapor deste).
Quando estiver derretido, mexa bem com uma vara de arames até obter um creme uniforme e brilhante e reserve, para que arrefeça até à temperatura ambiente. Assim que tiver arrefecido, pode prosseguir, batendo a manteiga com a batedeira até ficar bem aveludada.
Junte o açúcar em pó e bata novamente até estar bem incorporado e macio. De seguida adicione o chocolate, aos poucos, continuando a bater, dois ou três minutos. Deverá obter um creme liso, espesso e brilhante.
Bata as natas em chantilly com açúcar a gosto (não adoce em demasia porque vai ser misturado com o doce de framboesa). A meio do processo junte umas pinguinhas de limão para ficarem mais firmes.
Para montar/ decorar: Parta cada bolo em dois, reservando o bolo com o topo mais perfeito para o fim. Coloque um pouco do creme de chocolate no centro do prato de servir e pouse por cima uma metade de bolo com o lado 'da migalha' virado para cima.
Encha um saco de pasteleiro com boquilha lisa com creme de chocolate e faça um rebordo de creme à volta do bolo (neste vídeo conseguem ver bem este passo, a diferença é que está a ser usado creme de manteiga normal, em vez do creme de chocolate, e a ordem dos restantes ingredientes é um pouco diferente).
Preencha o interior do rebordo com natas batidas e espalhe por cima das natas duas colheres de sopa de doce de framboesa.
Coloque outra metade do bolo por cima e volte a repetir o processo.
No final, antes de finalizar a cobertura, pode espetar um palito no centro do bolo (da altura deste, para ser impercetível) para que as várias partes se mantenham alinhadas. Quando servir lembre-se do palito, não o dê aos convidados!
Com uma espátula (idealmente destas), aplique creme no topo do bolo e reforce com mais um pouco de creme à volta de cada união dos bolos. Retire o excesso com uma espátula destas ou semelhante, fazendo rodar o bolo.
Termine com os elementos decorativos que desejar: Nesta receita foram utilizadas bolinhas de azevinho e cogumelos artificiais (comprados aqui), folhinhas de hortelã e, no fim, polvilhado com coco e açúcar em pó.