com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui

Em destaque

Bolo de azeite e laranja com chocolate

Ingredientes

Iogurte natural 125 g
Azeite virgem extra 120 g
Açúcar 200 g (150 g para a massa e 50 g para as claras)
Ovos 2
Laranja (sumo e raspa) 1
Farinha sem fermento 180 g
Fermento em pó 6 g
Chocolate de culinária 100 g
Calda de laranja (opcional)
Laranja (sumo) 1
Açúcar amarelo 1 colher de sopa
Ganache de chocolate
Chocolate de culinária 200 g
Natas 200 g
Sprinkles dourados para decorar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar bem duas formas com cerca de 20 cm de diâmetro, forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar e polvilhar com farinha (ou usar spray desmoldante). 
Numa taça, juntar o iogurte, o azeite, 150 g de açúcar, as gemas, a raspa e o sumo de laranja e bater bem. Adicionar a farinha peneirada com o fermento e bater a velocidade baixa, até ligar todos os ingredientes. 
Bater as claras em castelo e ir adicionado o açúcar, aos poucos, até que fique com a consistência firme e brilhante de merengue. Incorporar as claras na massa, suavemente. 
Levar a cozer durante cerca de 25 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Deixar arrefecer ligeiramente, antes de desenformar.
Desenformar, deixar arrefecer completamente, picar o bolo e regar com a calda de sumo de laranja (opcional). Rechear/cobrir com a ganache de chocolate.
Calda
Levar a ferver e coar antes de usar, ainda quente.
Ganache
Levar as natas ao lume num tachinho. Quando começar a fervilhar, retirar do lume e verter sobre o chocolate partido em pedacinhos, numa taça de vidro ou metal. Mexer um pouco, esperar uns 10 minutos e mexer bem com um batedor de varas até estar uniforme e brilhante. Deixe arrefecer bem antes de usar.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.