2/3 chávena + 2 ou 3 colheres de sopa se necessário
Za'atar ou outras sementes*
8 colheres de chá
Preparação
Misture as farinhas numa tigela e adicione o fermento e o sal. Noutra tigela, junte o mel com a água e o azeite. Junte os ingredientes líquidos aos sólidos e trabalhe a mistura com uma colher. Se tiver dificuldades com a massa, junte mais uma colher de água de cada vez. A massa não se deve colar às mãos mas também não deve ficar muito seca. Forme uma bola e amasse até que não exista nenhuma farinha residual na tigela. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe-a por 5-6 minutos até que fique flexível e elástica. Embrulhe a massa em película aderente e deixe descansar por 30 minutos ou 1 hora se tiver tempo. Pré-aqueça o forno. Divida a massa em 4 partes iguais. Cubra a massa restante com um pano limpo. Role uma porção de massa e estique-a até ficar fina (não demasiado) e em forma retangular. Pincele a massa com azeite e salpique com 2 colheres (chá) de za'atar. Corte a massa na forma que desejar e leve ao forno por 20-25 minutos ou até que fiquem douradas e crocantes.
Dicas
*Za'atar é uma mistura de especiarias bastante apreciada na Turqu ia e no Norte de África. É basicamente composta por sementes de sésamo tostadas, tomilho seco, sumagre/sumac e sal. No entanto, outras ervas podem ser acrescentadas e vão variando de região para região.
Caso não tenha za'atar, pode usar a sua mistura de especiarias favoritas ou as seguintes combinações sugeridas:
Doce - 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo, 1 colher (chá) de canela moída, 1 pitada de noz moscada;
Salgada - 1 colher (chá) de paprika, 1 colher (chá) de óregãos, 1 colher (chá) de mostarda em pó, 2 colheres (chá) de alho em pó;
Sal e pimenta;
Sementes de sésamo, sementes de papoila e sementes de linha&ccedi l;a com uma pitada de sal
No meu caso, fiz a versão salgada com o za'atar e a versão doce com o aroma a canela. Também já experimentei com a mistura de especiarias marroquina da NoMU e ficou muito bom. Na foto, em primeiro plano estão as bolachas de za'atar, em cima as marroquinas e a Oeste as doces. Ficam muito crocantes e, caso não as comam todas de enfiada, devem ser guardadas num recipiente hermético.