com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolachas de Chocolate com Pinhoada e Gelado de Baunilha

Ideias para as férias: fazer hambúrgueres de gelado de baunilha ((aka Creme Pasteleiro) usando bolachas caseiras no lugar do pão

Ingredientes

Bolachas

Manteiga 50 g
Chocolate com 70% de cacau 200 g
Leite Condensado 1 lata
Cevada solúvel 2 colheres de chá
Farinha 200 g
Fermento 1 colher de sobremesa
Pinhoada 100 g

Gelado de Baunilha

Baunilha 1 Vagem
Leite meio-gordo 500 ml
Natas 250 ml
Gemas de ovo biológico 7 800 g - 1 kg)
Açúcar 150 g

Preparação

Bolachas

Parta a pinhoada em pedaços com o rolo da massa e dentro de um saco. Reserve.

Em lume branco, derreta a manteiga e o chocolate num tacho, mexendo para não queimar. Retire do lume, adicione o leite condensado, a cevada e incorpore tudo com a farinha e o fermento. Leve ao frigorífico 20 a 30 minutos, depois disso envolva a pinhoada partida e molde a massa em 25 bolas todas iguais (do tamanho de uma bola de golf).

Entretanto ligue o forno a 170ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, distribua as bolachas e achate-as ligeiramente. Leve a cozer durante 12 minutos. Retire e deixe repousar 5 minutos no tabuleiro e de seguida transfira-as para uma grelha de arrefecimento.

Gelado de baunilha

Abra a vagem de baunilha e raspe as sementes para dentro de um tacho, juntamente com o leite e as natas. Em lume brando deixe aquecer durante 10 minutos, e em seguida deixe arrefecer ligeiramente.

Bata o açúcar com as gemas até ficar um creme esbranquiçado e vá adicionando o leite pouco a pouco (para temperar as gemas e não deixar que elas cozam e talhem) mexendo sempre com vara de arames.

Volte a leva ao lume brando mexendo sempre até engrossar ligeiramente 10/15 minutos - até cobrir a parte de trás de uma colher.

Transfira para uma taça e deixe arrefecer completamente (em alternativa, junte 2 ou 3 bolachas de chocolate partidas) antes de levar ao congelador. Depois disso mexa com a vara de arames de 30 em 30 minutos durante 2 a 4 horas, para quebrar os cristais de gelo.

Receita do parceiro

Em destaque