com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bola de maçã

Conserve a massa no frigorífico até à altura de a utilizar. Deite a massa numa tijela e junte-lhe 2 ovos, o azeite e a raspa da casca do limão

Ingredientes

Massa de pão 1000 g
Ovo 3
Azeite 150 ml
Limão 1
Açúcar 200 g
Canela 1 colher de sopa
Maçã 3
Noz 50 g
Azeite q.b.
Farinha q.b.

Preparação

Conserve a massa no frigorífico até à altura de a utilizar. Deite a massa numa tijela e junte-lhe 2 ovos, o azeite e a raspa da casca do limão. Bata a massa e, se for necessário, junte um pouco de farinha. Tome uma forma redonda e baixa e unte-a com azeite. Retire um bocado de massa, estenda-a muito fina e forre com ela o fundo e os lados da forma. Polvilhe a massa com o açúcar previamente misturado com a canela em pó. Espalhe por cima fatias de maçã descascada e nozes picadas. Tome um novo pedaço de massa, estenda-o na forma sobre a maçã fazendo camada. Ponha novamente maçã e nozes, massa estendida, maçã, etc., até esgotar todos os ingredientes, devendo a última camada ser de massa. Enfeite a superfície com massa moldada a seu gosto. Pincele com a gema diluída num pouco de água. Leve a forno moderado (180ºC) durante 25 a 30 minutos. A meio da cozedura polvilhe a bola com açúcar simples.

Dicas

Notas: A massa de pão compra-se na padaria e em alguns supermercados. Esta receita representa um aproveitamento da Bola Pascal Transmontana. Acompanhada de uma chávena de chá, constitui uma agradável merenda, mas se a maçã for muito sumarenta pode servi-la como sobremesa.
Receita do parceiro
Maria de Lourdes Modesto

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.