com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Biscoitos de batata-doce da Dorie Greenspan

Estes biscoitos com recurso a ingredientes da época são ótimos para acompanhar com chá e um pouco de doce

Ingredientes

Farinha 2 chávena
Fermento 1 colher de sopa
Sal 1 colher de chá
Canela ou de noz moscada (opcional) Uma pitada
Açúcar amarelo 2 colheres de sopa rasas
Manteiga cortada em pedaços 90 g
Puré de batata-doce (ou ínhame) 1 chávena

Preparação

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 220ºC. Escolher um cortador de bolachas redondo entre 5 e 5,7 centímetros e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou com um tapete de silicone.

Misturar a farinha, o fermento, o sal e a canela ou noz-moscada numa taça.

Juntar o açúcar e mexer bem, de modo a que não haja torrões. Juntar os pedaços de manteiga, misturá-los com a farinha e, com os dedos ou com o processador de alimentos, transformar a manteiga em pedaços, entre o tamanho de uma ervilha e de flocos de aveia.

Juntar puré de batata e, com um garfo, misturar os ingredientes com cuidado até formar uma massa suave. Mantendo a massa na taça, amassá-la muito ligeiramente com as mãos, dando-lhe cerca de três ou quatro voltas apenas, de modo a ficar uniforme.

Polvilhar levemente com farinha uma superfície de trabalho, deitar a massa, polvilhá-la também com um pouco de farinha e espalmá-la com as mãos ou estendê-la com um rolo até uma espessura de 1,25 cm. É importante não trabalhar excessivamente a massa.

Cortar tantos bolinhos quanto for possível, de modo a aproveitar ao máximo a massa (numa segunda rodada de corte, já não ficarão tão leves, pelo que a massa deverá ser trabalhada o mínimo possível).

Transferi-los para o tabuleiro e levar ao forno entre 14 e 18 minutos, até estarem altos e bem dourados. Deixar arrefecer entre 10-15 minutos antes de servir.

Sugestão de preparação na Bimby/Thermomix

Quem tem Bimby/Thermomix pode sempre aproveitar para sujar menos as mãos e acelerar o processo. Ao juntar os pedaços de manteiga e misturá-los com a farinha, coloquem a manteiga e a farinha no copo e misturem 1.30 min/ vel 4. aproximadamente ou até verem que ganhou a consistência indicada na receita.

De seguida juntem o puré de batata à mistura que já têm no copo, e utilizem a função "espiga" para simular o amassar com as mãos, programem dois minutos, ou até verem que já ficou uniforme.

Vão ver que vai ficar uma massa ótima para estender com o rolo numa superfície polvilhada previamente com farinha!

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.