com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Bifes com legumes estufados e frutos secos

Pode executar esta receita com bifes de novilho ou de porco. Escolha carne de boa qualidade, sem nervos ou gorduras, para um melhor resultado

Ingredientes

Bifes de bifes de porco ou de novilho 600 g
Sal grosso q.b.
Pimenta de moinho q.b.
Vinagre de sidra q.b.
Vaqueiro Alho 50 + 50 g
Cebola 1 unidade
Juliana de legumes (alho francês, cenoura e couve lombarda) 400 g
Cogumelos Frescos 200 g
Orégãos q.b.
Vinho branco Casal da Eira 2 dl
Natas de culinária 3 dl
Noz-moscada 1 pitada
Molho Inglês a gosto
Miolo de amêndoa ou noz 50 g

Preparação

Tempere os bifes com sal, pimenta moída na altura e umas gotas de vinagre (se a carne for de porco). Deixe marinar cerca de 10 minutos.

Num tacho, aqueça metade da Vaqueiro Alho, junte a cebola cortada em meias luas e deixe estufar durante alguns minutos. Adicione em seguida a juliana de legumes e mexa bem. Mantenha os legumes a estufar sobre lume médio, destapando e mexendo de vez em quando, até que estejam macios.

A meio tempo, acrescente os cogumelos laminados ao tacho. Tempere a gosto e perfume com uma pitada de óregãos. Tape de novo.

Entretanto, aqueça a restante Vaqueiro Alho numa frigideira antiaderente e aloure os bifes sobre lume médio, durante uns breves minutos de cada lado. Se os bifes forem de novilho, tempere somente antes de corar. Reduza o lume e deixe cozinhar a carne até que esteja tenra ou no ponto desejado. Retire os bifes e reserve.

Na mesma frigideira, deite o vinho branco e deixe ferver até reduzir. Adicione as natas e deixe levantar fervura. Tempere com sal, pimenta, uma pitada de noz moscada e umas gotas de molho inglês. Logo que o molho ganhe textura, introduza os bifes e deixe cozinhar mais um pouco. Retire do lume.

Sirva de imediato os bifes, regados com o respetivo molho e os frutos secos grosseiramente picados por cima (estão em falta na fotografia). Acompanhe com os legumes estufados. Pode também acrescentar arroz branco ou batatas assadas.

Dicas

Opte, para acompanhar, entre um Cabeça de Toiro Reserva Tinto ou um Cabeça de Toiro Special Selection Tinto (ambos DOC Tejo)
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.