com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Azevias light

Uma nova versão desta iguaria natalícia, criada pela especialista Patrícia Trindade, adaptada à alimentação de doentes celíacos, a intolerantes à lactose, a quem segue um regime vegano e até a quem está de dieta.

Ingredientes

Azeite extravirgem 1 lt
Canela em pó 100 gr

Para a massa

Farinha de trigo-sarraceno 100 gr
Polvilho doce 50 gr
Azeite 1 colher de sopa
Aguardente 1/2 cálice
Água morna 50 ml
Sal 1 pitada

Para o recheio

Batata-doce 75 gr
Pasta de amêndoa 1 colher de sopa
Puré de maçã 1 colher de sopa
Mel 1 colher de sobremesa
Limão (casca ralada) 1 grande
Canela em pó 1 colher de café

Preparação

1. Prepare a massa. Peneire a farinha de trigo-sarraceno e o polvilho doce para um alguidar e envolva os dois ingredientes. Abra um buraco no centro e introduza o azeite e a aguardente. Misture os ingredientes e adicione, aos poucos, a água morna temperada com uma pitada de sal. Amasse bem até obter uma massa elástica e seca.

2. Tape o alguidar e deixe a massa repousar, durante cerca de uma hora. Enquanto aguarda, prepare o recheio. Coza a batata-doce, depois de descascada, lavada e escorrida. Deixe arrefecer.

3. Num processador de alimentos disponha a batata-doce, a pasta de amêndoa, o puré de maçã, o mel, a raspa de limão e a canela e misture até obter um creme com uma textura homogénea. Reserve.

4. Após o tempo de repouso, tenda a massa. Corte vários círculos (cerca de oito) e disponha duas colheres de chá de recheio no centro de cada um. Dobre ao meio (de modo a ficar com a forma de um rissol) e calque os bordos.

5. Frite as azevias em azeite e, posteriormente, disponha-as sobre papel absorvente, deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó, a gosto.

Dicas

Se preferir, pode cozinhar as suas azevias no forno, a 200º C, durante cerca de 20 minutos. Ficam ligeiramente mais secas, mas mantêm-se igualmente saborosas. As nossas azevias, desenvolvidas por Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, têm menos 0,6 g de proteínas, menos 6,5 g de gordura, menos 14,2 g de hidratos de carbono e menos 117,4 kcal do que as azevias preparadas de acordo com a receita tradicional. «Utilizei trigo-sarraceno e polvilho doce, ambos sem glúten, em vez de farinha de trigo. Em alternativa ao açúcar refinado, utilizei mel e puré de maçã, que adoçam, intensificam o sabor e enriquecem nutricionalmente», esclarece a especialista. Cada uma destas azevias light tem 107,7 kcal, 2,5 g de gordura, 2,9 g de proteínas e 16,1 g de hidratos de carbono.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.