Siga-nos

Em destaque

Arroz doce com chá branco e crocante de pistácios

Ingredientes

Arroz
Leite 1000 ml
Alecrim fresco q.b.
Chá branco 2 saqueta
Arroz tipo carolino 120 g
Água 150 ml
Sal q.b.
Gemas 2
Açúcar 90 g
Margarina 30 g
Crocantes (cerca de 12)
Miolo de pistácios 40 g
Açúcar mascavado 40 g
Farinha de trigo com fermento 70 g
Margarina 60 g
Claras de ovo (que sobram do arroz doce) 2

Preparação

Arroz:
Deite o leite numa caçarola, junte as folhas de alecrim picadas e as saquetas de chá. Leve a ferver sobre lume brando durante 10 minutos. Coe e mantenha quente.
Ao mesmo tempo, deite o arroz noutro tacho, junte-lhe uma pitada de sal e cubra com a água. Leve a ferver suavemente, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver toda a água. Depois, vá adicionando o leite bem quente, aos poucos e mexendo sempre.
Parta os ovos, separando as gemas das claras (reserve as claras para os biscoitos). Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Quando o leite se esgotar, adicione a gemada em fio ao arroz mexendo rapidamente para que as gemas não talhem. Deixe em lume brando mais 1 a 2 minutos mexendo sempre.
Retire do lume e adicione a margarina, e mexa até que esta se derreta.
Crocantes:
Deite o miolo de pistácios num robô de cozinha e pique grosseiramente. Retire e reserve.
Misture a farinha com o açúcar no robô e junte a margarina, que deve estar bem fria, e cortada aos pedaços. Triture até obter uma massa areada.
Bata ligeiramente as claras e deite-as em fio pela chaminé do robô, triturando até a massa formar uma bola. Mude a massa para uma taça, junte os pistácios picados e amasse com as mãos até ligar os ingredientes.
Tenda 12 bolachas redondas e finas, e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e coza no forno durante cerca de 10 minutos ou até estarem douradas. 

Dicas

Fonte: Vaqueiro: Receitas para impressionar - Chef Pedro Niny Duarte
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.