com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Abóbora assada com custard de alho-francês

Esta receita é maravilhosa. As natas de aveia fazem-se de raiz, usando as sementes de abóbora para obter este custard maravilhosamente cremoso. E a abóbora aromática liga todos os elementos e protagoniza esta mistura de sabores da verdadeira comida de afeto.

Ingredientes

Natas de aveia

Sementes de abóbora usar a gosto
Aveia em flocos 1 + 1/2 chávena
Água 2 chávenas
Sal 1 pitada
Azeite
 1 colher de sopa

Custard

Cebola, cortada em meias luas 1
Dentes de alho, picados 4
Alho-francês inteiro (a parte verde-escura também), em rodelas finas 1
Alecrim fresco, picadinho 1 colher de sopa
Pezinhos de tomilho, picadinhos 2
Folha de louro 1
Sal 1 pitada
Pimenta-preta 1 pitada
Farinha de trigo ou de espelta, branca ou integral 3 colheres de sopa

Abóbora

Abóbora-manteiga 1/2
Salsa, picada 2 colheres de sopa
Coentros, picados 2 colheres de sopa
Tomilho, picado 2 colheres de sopa
Sal 1 pitada
Pimenta-preta 1 pitada
Xarope de ácer 1 colher de sopa
Azeite
 1 fio

Preparação

Corte a abóbora ao meio, com casca. Retire-lhe as sementes com uma colher.

Entretanto, no forno, 180 ºC, toste as avelãs num tabuleiro durante cinco minutos. Retire-as do forno e descarte algumas das peles que se soltaram com o calor. Pique-as e reserve.

Prepare o leite de aveia: deite as sementes de abóbora no liquidificador, junte a aveia e cubra com a água. Deixe demolhar durante 30 minutos. Depois, adicione uma pitada de sal e triture até ficar cremoso, juntando o azeite em fio para emulsionar. Reserve.

Para o custard, refogue a cebola e os alhos numa panela com um fio de azeite, em lume brando. Junte o alecrim, o tomilho e o louro e deixe apurar. Adicione o alho-francês e tempere com sal e pimenta-preta. Refogue durante mais dez minutos, até o alho-francês murchar.

Numa tacinha, dissolva a farinha com um pouco de água, até desfazer os grumos. Adicione as natas de aveia pré-preparadas ao estufado juntamente com a farinha dissolvida. Mexa em lume forte até borbulhar. Retifique os temperos e desligue.

Vamos passar à abóbora: ponha a metade da abóbora numa tábua de cortar, com a parte cortada para baixo. Dê cortes finos e precisos em toda a abóbora, sem chegar até ao limite, para não a partir. Tempera-a com sal e pimenta, esfregando em toda a superfície. Verta o custard numa assadeira e disponha a abóbora por cima, com a parte cortada virada para baixo.

Coloque a salsa, os coentros e o tomilho numa tacinha. Adicione o sal, a pimenta-preta, o xarope de ácer e o azeite e misture bem. Regue a abóbora com esta mistura e leve ao forno a 180 ºC, durante 45 minutos, ou até a abóbora ficar tenra.

No momento de servir, finalize a abóbora com as avelãs. Se tiver romãs, não deixe de usar os seus bagos para decorar este assado.

Esta receita é retirada do livro "Vegan gourmet", de Maria de Oliveira Dias.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque