A flor de sal é “mais solúvel, mais leve, estala na ponta dos dedos”. Estes cristais devem ser usados com todo o gosto, mas em menor quantidade que o sal grosso a que estamos habituados, recomenda o produtor Jorge Raiado.
Comprar quintas no douro, plantar vinha, incrementar a produção, vender. Sobre um tabuleiro que recria o ambiente duriense, jogamos aos vitivinicultores. Vintage é o primeiro jogo nacional em torno da mais antiga Região Demarcada do Mundo, o Douro.
7 prémios (um por cada categoria) e 10 menções honrosas foi o saldo dos prémios de Nutrição 2011. A FCNAUP confirma o merecido reconhecimento nos estudos sobre nutrição e a EUREST foi mencionada em 2 categorias.
Começou por ser um remédio caseiro. Foi para o mar com os pescadores. Hoje em dia foi relançado e faz sucesso em lojas gourmet e pastelarias do concelho à beira-mar. É a Farinha Torrada de Sesimbra.
O Alentejo Tinto 2010 e o Branco do mesmo ano são duas novidades no mercado dos vinhos com a marca João Portugal Ramos. Dois néctares com notas a frutas.
Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada, Pastel de Belém. Na noite de 10 de setembro, em Santarém, soaram os vencedores do concurso Sete Maravilhas da Gastronomia.
A novidade obriga-nos a repensar as “velhinhas” pipocas de cinema. À Goodies, espaço gourmet em Lisboa (Largo da Trindade) chegaram as 479º Popcorn. 100% orgânicas, estas popcorntrazem sabores inusitados: gengibre, canela, trufas pretas, entre outros.
O mote é tentador nos tempos que correm: “receitas rápidas e económicas para cozinhar em tempos de crise”. Este novo título, assinado por Anabela Almeida, promete boa mesa sem gastar muitos euros.
É já a 6 de setembro que o chefe José Avillez abre o seu novo restaurante em Lisboa: o Cantinho do Avilllez. Mas, há mais. No outono teremos outro espaço, o Belcanto.
Para o jovem chefe que encontrou no pai a primeira inspiração na cozinha, o bacalhau surge como o prato de eleição na hora de uma escolha anticrise. António Nascimento vê o futuro como um processo de aprendizagem e trabalho entre os melhores.
O chefe Duarte Fernandes não hesita na hora de escolher preferências à mesa: alheira de caça caseira. Quando lhe pedimos referências no mundo da gastronomia, vira-se para Fausto Airoldi e Aimé Barroyer. Quanto ao futuro, Duarte Fernandes constrói-o em forma de pequeno restaurante fora da grande cida
Quando o assunto toca nos “amores” à mesa, o chefe Jorge Sousa tem resposta pronta: tradicional. Aqui, um cabrito assado à moda do Porto. Melhor ainda, quando a refeição se faz na companhia de familiares e amigos. Aos 14 anos, Jorge Sousa despertava para a cozinha. Para o futuro deseja, “apenas”, se
Para a chefe Marlene Vieira a palavra comemorar conjuga bem com um bom jantar. Uma refeição que deve ser partilhada. Ou seja, cada comensal traz o seu petisco. Marlene despertou bem cedo para a cozinha, aos 12 anos. Hoje, vê o seu futuro ao leme de um restaurante de topo.
Um bom arroz de cabidela tira do sério Rui Martins. O jovem chefe gostaria de ver os portugueses a cozinha melhor, mais saudável e equilibrado. Como referência na sua área tem o chefe Leonel Pereira. Da meninice recorda a avó, uma inspiração na cozinha. Criar memórias gustativas é a ambição futura d
O jovem chefe que despertou para a cozinha na infância, não consegue dar um “não” quando o petisco é cozido à portuguesa. Como receita anticrise à mesa, Tiago propõe um barbecue com família e amigos. Vale pelo convívio. Quanto ao futuro, o chefe prefere-o encarar como um caminho.
A pensar em finais de tarde descontraídos, o Portobeer acaba de criar uma Happy Hour que, de segunda a sexta-feira, entre as 18 e as 20 horas, desafia a desfrutar da esplanada Poente da Avenida da Boavista na companhia de tapas variadas e de bebidas frescas com preços convidativos.