
Contas feitas foram perto de 900 mil os votos recolhidos ao longo de quatro meses (maio a setembro de 2011), que culminaram na eleição das sete especialidades da cozinha portuguesa.
O anúncio dos sete magníficos decorreu na noite de 10 de setembro perante uma plateia com perto de três mil pessoas, reunidas no espetáculo realizado na antiga Escola Prática de Cavalaria em Santarém.
Os pratos/produtos agora eleitos resultam de uma lista de 21 especialidades antes selecionadas por um painel de entendidos e divididas em sete categorias (três pratos por categoria): entradas, sopas, marisco, peixes, carnes, caça e doces.
Saliente-se que as Maravilhas da Gastronomia foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria, e num máximo de duas especialidades por região. Assim sendo, a lista de vencedores é a seguinte: alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), Queijo Serra da Estrela DOP (Trás-os-Montes e Alto Douro), o Caldo Verde (Entre Douro e Minho), o Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo), a Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal), o Leitão da Bairrada (Beira Litoral) e o Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal).
A título de curiosidade refira-se que nenhum dos pratos de caça a concurso (coelho à caçador, coelho do Porto Santo à Caçador, perdiz de escabeche) foi eleito
O espetáculo, apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, produzido pela Tavolanostra e com direção artística de Paulo Magalhães, girou em torno de sete atos com imagens das 21 finalistas (em cada uma das categorias), enquadrados por momento musicais que tiveram por protagonistas Ana Moura, Rui Veloso, Carminho, Boss AC e Zeca Sempre (Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva).
Recorde-se que a votação foi auditada pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda e foi realizada por internet, no facebook, por SMS ou por chamada telefónica.
Os troféus dos vencedores, peças únicas produzidas pela SPAL, foram entregues por alguns dos mais célebres chefes em Portugal: Filipa Vacondeus, Justa Nobre, Chakall, Fausto Airoldi, Hélio Loureiro, Luís Baena, Vítor Sobral.
Entre as especialidades que não chegaram ao pódio estava o pastel de bacalhau, a açorda à alentejana, o bacalhau à Gomes de Sá, o pudim Abade de Priscos, a sopa da pedra.
Comentários