Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas e SIVIPA viram os seus Moscatéis Roxos de Setúbal receberem a Medalha de Ouro na competição, considerada um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação. Na sua 16ª edição, o Muscats du Monde distinguiu ainda o Moscatel de Setúbal – Adega de Pegões, o Moscatel de Setúbal 2012 – Venâncio da Costa Lima e o Contemporal 2010 Moscatel Roxo de Setúbal – Adega de Pegões com medalha de ouro. O Moscatel de Setúbal 2014 – Adega de Palmela e o Moscatel de Setúbal - Bacalhôa Superior 20 Anos, arrecadaram a medalha de prata.

Para Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, ‘este é um resultado muito expressivo, reforçámos o nome de Portugal e da Península de Setúbal enquanto região de referência de produção de Moscatéis. O vinho é um produto que valoriza o território e os Moscatéis de Setúbal têm ajudado a valorizar a região no mercado nacional e um pouco pelo mundo fora. Com estes resultados fortalecemos a imagem de qualidade e singularidade dos nossos Moscatéis de Setúbal’.

O concurso, que decorreu nos dias 29 e 30 de Junho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade - França, teve em prova 244 moscatéis de 22 países. O júri internacional atribuiu 81 medalhas, 29 de ouro e 52 de prata. Portugal é, a par da França, o país com mais medalhas de ouro e mais Moscatéis no TOP 10 Mundial, com um total de 7 medalhas de ouro e 3 Moscatéis no TOP 10. No Top 10 figuram ainda dois moscatéis da Austrália e um da Bulgária, Itália, Espanha, África do Sul e Brasil.

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal - produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal, ciente deste reconhecimento apostou no início de 2013 num site dedicado ao Moscatel de Setúbal, onde inclui diversa informação sobre o Moscatel de Setúbal.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.