O painel de provadores reunido para este Prémio de Qualidade Taste Portugal distinguiu cinco produtores regionais portugueses. Estes destacaram-se durante as provas realizadas no decurso de Dezembro, na Loja Portugal Rural, entidade responsável pela primeira edição do prémio.
A iniciativa que visa promover a experimentação dos produtos regionais portugueses, levou a concurso duas categorias: Compotas /Geleias e Bolachas /Biscoitos, tendo sido avaliados 13 produtos em cada uma delas.
Doce de Amora, Doce de Laranja e Doce de Maçã com passas e nozes foram os três produtos vencedores da categoria de Compotas/Geleias. Já as Bolachas de Cerveja, Bolachas de Laranja e Sésamo e Pés de Queijo distinguiram-se na categoria de Bolachas/ Biscoitos.
Vítor Sobral, Ana Mesquita, João Paulo Martins, Helena Sacadura Cabral e David Lopes Ramos, formaram o painel de provadores que atribuiu o selo de qualidade aos produtos Doce de Amora, do produtor Tua Doce, Doce de Laranja, do produtor Quinta do Freixo, e ao Doce de Maçã com passas e nozes, da produtora Zira Cadaval, na categoria de Compotas/Geleias.
No âmbito de Bolachas & Biscoitos foram seleccionadas as Bolachas de Cerveja, do produtor Casa Fina, as Bolachas de Laranja e Sésamo, da produtora Zira Cadaval e Pés de Queijo, da produtora Puri.
Esta é uma iniciativa financiada pelo programa PIC LEADER+ (Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas).
No que diz respeito aos produtores premiados, esta é, de acordo com a organização, «uma forma de reconhecer o seu trabalho e de incentivar a criação de novos produtos genuinamente portugueses». Desta forma, todos os participantes receberam um relatório da acção, elaborado pelo painel de provadores, com críticas, ideias e sugestões que possam melhorar os produtos apresentados a concurso e promover um maior empreendedorismo na produção de outras iguarias típicas de cada região.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.