A saga planetária “Vinhos do Outro Mundo” continua o seu trajeto pela mão do consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor. A série, com tantos vinhos quantos os planetas do sistema solar, começou em português, com o alentejano Júpiter, em 2021, produzido na Herdade do Rocim, seguiu-se, em 2022, em Madrid, o lançamento do espanhol Uranus, da Terroir al Limit de Priorat Agora, em 2023, de novo em Lisboa, surge o terceiro vinho da constelação, Saturn, em parceria com o alemão Ernest "Erni" Loosen, de Vale do Mosel.
São 1780 garrafas de 0,75 l que já foram colocadas em pré-venda aos membros do clube, mas chegam ao mercado por 900 euros. Há, ainda, 60 magnuns, pelo valor de 2000. O vinho Saturn provém de vinhas de pé franco com mais de 130 anos.
Saturn, colhido no famoso vinhedo Grand Cru Erdener Treppchen, é um Riesling produzido na tradição alemã de GG seco e homenageia Saturno, o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, depois de Júpiter. Proveniente de Erdener Treppchen, Vale do Mosel, Alemanha, este vinho provém de vinhedos com mais de 130 anos: as uvas são colhidas da parcela mais antiga de vinhas de Ernest "Erni" Loosen, vinhas de pé franco no Erdener Treppchen.
“É um Riesling seco, fermentado naturalmente em grandes barris de Fuder e maturado sobre as borras totais durante oito anos antes do engarrafamento. Este vinho é o resultado de um meticuloso processo de seleção manual na colheita, onde apenas a fruta mais perfeitamente madura e saudável foi escolhida.
A fermentação foi efetuada com leveduras indígenas numa grande barrica de Fuder e após a fermentação foi deixado durante oito anos nas suas próprias leveduras sem Batonnage. Depois de oito anos nas suas leveduras no barril Fuder, o vinho foi retirado das suas borras e foi engarrafado sem colagem e filtração, desenvolvendo um equilíbrio perfeitamente harmonioso. O vinho expressa a mineralidade única e a textura terrosa da ardósia vermelha, uma caraterística rara no Vale do Mosel", Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor.
“Foi uma tremenda sorte o destino ter-me feito cruzar caminho com o lendário Erni Loosen, uma verdadeira lenda do mundo do vinho a nível mundial e um dos orgulhos da Alemanha e da região de Mosel. Desde que o conheci, não há muitos anos, a minha admiração e carinho por este senhor alemão e pelos seus vinhos mágicos só têm aumentado com o passar do tempo, e já lá vão cerca de duas décadas quando apreciei pela primeira vez um dos seus Kabinets. Por isso, não hesitei em convidá-lo para o nosso emocionante projeto Wines from Another World. Juntos, estamos prestes a criar algo verdadeiramente extraordinário que vai adicionar mais um vinho icônico à nossa coleção que ainda agora começou”, refere Cláudio Martins.
O Dr. Loosen é uma das quintas vinícolas mais aclamadas do mundo, na família há mais de 200 anos. As uvas para o Riesling do Planeta Saturno foram colhidas na parcela mais antiga de vinhas do Dr Loosen na vinha Erdener Treppchen. Através de um processo de seleção manual na colheita, apenas a fruta mais madura e saudável foi escolhida para este vinho. Nenhuma uva afetada por botrítis ("podridão nobre") foi permitida para capturar a expressão mineral mais pura do terroir individual de Erdener Treppchen.
Após uma breve maceração nas cascas, seguida de prensagem, num cesto de prensagem, o sumo assentou durante a noite antes de ser transferido para o barril de Fuder para fermentação espontânea com leveduras indígenas. Uma vez concluída a fermentação, o barril foi fechado e começou a maturação. O vinho foi monitorizado regularmente, e o barril foi completado conforme necessário, mas repousou sem perturbações durante oito anos. E nunca houve qualquer "bâtonnage". Mexer as borras torná-las-ia inativas, destruindo o ambiente redutivo necessário para manter a máxima frescura e longevidade no vinho. A maturação prolongada no barril dá ao vinho o tempo de que precisa para se clarificar e estabilizar naturalmente e para desenvolver equilíbrio.
O resultado é um vinho fresco e jovem, mas aromaticamente complexo e expressivo do seu local de nascimento em ardósia vermelha. A mineralidade insistente de Erdener Treppchen é prontamente aparente, mas perfeitamente integrada na textura terrosa do vinho.
Júpiter, o vinho produzido na Herdade do Rocim esgotou as 800 garrafas em todas as frentes e só é possível adquiri-lo a investidores, a valores 30 por cento superiores aos 1000 euros com que foi lançado no mercado. O Uranus tem disponíveis 100 garrafas das cerca de 500 produzidas e ainda há alguns grandes formatos.
Tendo como conceito o sistema solar, "Vinhos do Outro Mundo" vai adicionar um néctar a cada ano, até que haja nove vinhos para representar cada planeta do sistema solar, ao fazer uma viagem pelas principais regiões vinícolas do mundo, a começar e acabar em Portugal. Ao longo dos próximos seis anos, terão lugar outros vinhos das regiões de Bordéus, Champagne, Toscana, Napa Valley, Mosel, Geórgia e o Douro.
Comentários