A programação diária do Essência do Vinho – Lisboa inclui provas comentadas pelos provadores da Revista de Vinhos e da brasileira Gula, a par de produtores e enólogos convidados. Nas “Conversas com Sommeliers” serão abordados estilos e tipologias de vinhos de um modo particularmente informal e descomplicado.
Na área “Mundo Natural” estarão presentes duas dezenas de produtores que interpretam o vinho à luz da chamada “intervenção mínima”, seguindo muitos deles abordagens biodinâmicas, o que contribui para a diversidade do cartaz.
Centro de Congressos da Junqueira recebe lançamentos exclusivos, provas comentadas, produtores nacionais e estrangeiros, área de vinhos de intervenção mínima.
Do carácter do granito e da altitude da Beira Interior ao nervo dos vinhos atlânticos de Lisboa; dos diferentes perfis dos Vinhos Verdes, dos vinhos do Tejo e do Alentejo à capacidade camaleónica da Baga na Bairrada; das castas menos óbvias do Dão ao património de vinhas velhas do Douro. Boa parte da diversidade das regiões portuguesas será tema de provas comentadas que reúnem vinhos emblemáticos, novos atores, colheitas antigas e lançamentos recém-chegados ao mercado.
Provas verticais da Quinta da Pacheca, da Herdade do Portocarro e dos projetos do Esporão, novidades da Quinta do Barão do Hospital, do Domínio do Açor e da Cortes de Cima, bem como vinhos da família Guedes da Sogrape e da Niepoort – estarão também em foco.
No capítulo internacional, realce para as prova de grandes vinhos biodinâmicos de França, Áustria e Alemanha. Da vizinha Espanha chegam os Ramon Bilbao, dos nomes que mais contribuíram para a notoriedade da Rioja Alta. E porque Champagne é sempre uma região de perdição, haverá ainda provas de maisons de referência representadas no nosso país.
E para uma pausa durante o evento estarão em funcionamento permanente os espaços de restauração Aquanostra, Confraria da Empada, Europa no Caís, Ginga d´Óbidos, Ostras sobre Rodas, Sabor Serrano e Varofumeiro.
O Essência do Vinho – Lisboa está aberto ao público nos dias 4 e 5 de novembro, das 15h00 às 21h00; no dia 6 de novembro, segunda-feira, o dia é reservado aos profissionais das 11h00 às 18h00.
Os bilhetes custam 20 euros e incluem copo de provas Riedel. Na compra de uma prova comentada está incluída a entrada no evento e o copo.
Comentários