A 3ª edição do Sangue na Guelra volta a ter como anfitrião Nuno Barros, chefe da 1300 Taberna, na Lx Lisboa.

O programa deste ano inclui o II Simpósio Sangue na Guelra, no dia 11 de abril, no Auditório do Peixe em Lisboa, tendo como oradores os fundadores do Nordic Food Lab, René Redzepi, Roberto Flore e Josh Evans. O Nordic Food Lab faz investigação sobre a diversidade alimentar e o potencial de sabor de alimentos como algas ou insetos, combinando abordagens científicas e humanísticas com técnicas culinárias do mundo inteiro.

Helena Brízido (Cascais), Cátia Pessoa (Caulino Ceramics, Lisboa), André Rocha (Studio Steam228, Caldas da Rainha), Lima e Xana (A Barraca dos Oleiros, Molelos), Irmãos Lourosa (Atelier Arteantiga, Molelos) e António Marques (Olaria Moderna, Molelos) são os ceramistas e oleiros convidados para conceber a louça onde vão ser servidas as obras-primas gastronómicas.

Mário Rolando, do Pão Bão, vai apresentar pães com farinhas ‘velhas’ e fermentações longas, e Luís Matos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, vai fazer pão de castanha do Marvão.

Alex Casey é o chefe de sala deste ano. Australiano a viver em Londres, foi o chefe de sala do Viajante, do chefe Nuno Mendes. A equipa de sala contará também, pela primeira vez, com vários elementos do Grupo Altis, que vão participar na Master Class que Alex Casey tem preparada para todos.

Como sommeliers, destaque para Rodolfo Tristão, do novo Alma, do chef Henrique Sá Pessoa, João Chambel, sommelier do Estado d’Alma, e Nuno Oliveira, sommelier do Belcanto de José Avillez.

Paulo Gomes, um dos barman em destaque em 2014, vai apresentar os seus cocktails e Pedro Bastos, da Nutrifresco, promete uma surpresa para acompanhar.