O empenho em salvaguardar a qualidade da produção agro-alimentar motiva o encontro de agricultores, produtores, chefes de cozinha e universidades, em Turim. O Terra Madre realiza-se entre 26 e 30 de Outubro, quatro dias de intensa actividade e troca de experiências vindas de todo o mundo.
Fotografia de Alberto Peroli, Terra Madre 2004
As auto-denominadas “comunidades do alimento” protestam contra a agricultura intensiva, a indústria alimentar massificada, a homologação dos gostos. Em 2004, foi elaborada uma Carta das comunidades aos governantes, e este ano preparam-se para apresentar os projectos iniciados e reforçar as colaborações institucionais. Para tal, mais de 1000 chefes de cozinha oriundos de todo o mundo, incluindo Portugal, vão participar neste grande encontro, já que são eles que fazem a ligação fundamental entre a produção e o consumo de produtos de qualidade.
Em representação de Portugal vão Maria Martins, sócia do restaurante Os Corvos, em Lisboa; Mário Pinheiro, proprietário do restaurante Champanheria, em Setúbal; e José Pinheiro, proprietário do Eira do Mel, em Vila do Bispo. Esta delegação representa não apenas os restaurantes mas os produtos portugueses que deverão integrar a "Arca do Gosto", caso das Ostras de Setúbal e da Batata-doce de Aljezur.
Também 200 universidades da área agro-alimentar vão marcar presença, contribuindo com a pesquisa científica para o enriquecimento empírico dos produtores. Tudo isto em nome de uma alimentação boa, limpa e justa.
O Salão do Gosto, principal evento deste cenário, tem como missão defender a biodiversidade, um imperativo do movimento Slow Food. O salão decorre igualmente entre 26 e 30 de Outubro e está dividido em diversas fileiras: Frutos e Vegetais, Especiarias, Ervas Aromáticas, Vinagres, Chás e Infusões; Queijo e Lacticínios; Carnes; Enchidos; Óleos e Condimentos; Grãos (cereais, massas e pão) e Doces e Bebidas Espirituosas. A cerveja será o “ingrediente de honra” desta edição.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.