A atribuição de três, dois ou um “Sol” significa que, para a Associação de Amigos da Real Academia de Gastronomia e a Confraria da Boa Mesa do país vizinho, o restaurante é uma aposta segura e apresenta uma cozinha de alta qualidade.

A categoria mais prestigiada, os “3 Sóis Respsol” distingue os melhores restaurantes do ano. Em Portugal, foram atribuídos sete “3 Sóis”: Belcanto, Feitoria, Fortaleza do Guincho (distrito de Lisboa), Il Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (na foto), São Gabriel, Vila Joya (distrito de Faro).

A atribuição de “2 Sóis” é garantia de uma qualidade excelente em cozinha e serviço. Entre os 19 selos de Portugal, figuram o 100 Maneiras, Eleven, Estoril Mandarim, Gambrinus, Lab Sergi Arola, Porto de Santa Maria, Tasca da Esquina e Varanda do Ritz (Lisboa), Casa Velha e Willie’s (Faro), DOC (Viseu), Egoísta, Henrique Leis, Largo do Paço, Pedro Lemos e The Yeatman (Porto), L’And Vinyards (Évora) e São Gião (Braga).

“1 Sol” é atribuído a cozinhas de grande qualidade e variedade suficiente, caso do Arcadas da Capela (Coimbra), Aron Sushi, Bistrô 4, Cantinho do Avillez, Casa de Pasto, Cimas (English Bar), De Castro Elias, Largo, Mini Bar, Miragem Gourmet, Monte Mar, Méson Andaluz, Origem, Panorama, Pap’Açorda, Solar dos Presuntos, Tavares e XL (Lisboa), Astória, Aux Bons Enfants, Cafeína, Cantina 32, Cantinho do Avillez Porto, Cozinha da Terra, DOP, Foz Velha, LSD, Palco e Vinum Restaurant & Wine Bar (Porto), Camelo da Apúlia, Centurium e Ferrugem (Braga), Convento de Belmonte Gourmet (Castelo Branco), Degust’Ar, Dom Joaquim, Fialho, Gadanha Mercearia, São Rosas e Tasquinha do Oliveira (Évora), Emo, Gigi, O Marinheiro, Pequeno Mundo, Veneza, Vincent e Vistas (Faro), Flor de Sal, O Geadas e Solar Bragançano (Bragança), Panorama e Quinta do Prazo (Viana do Castelo), Sabores de Itália (Leiria), Tombalombos (Portalegre) e Tia Alice (Santarém).