Durante três dias, de 7 a 9 de setembro, São João da Pesqueira junta ao afã da vindima uma festa de entrada gratuita que, na sua 16ª edição, traz novidades. A VINDOURO Wine & History estreia em 2018 a realização, no dia de abertura (14h00) do Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, evento que vai distinguir os melhores vinhos do Porto e DOC Douro.

Oportunidade de ver reunidos vinhos de caráter que serão avaliados por um painel de provas constituído pelos especialistas da “Revista de Vinhos – A Essência do Vinho”, nomeadamente o diretor da publicação, Nuno Pires, o crítico de vinhos e wine educator Manuel Moreira, a crítica de vinhos e de gastronomia Célia Lourenço e o redator Luís Costa.

Cada produtor poderá submeter até duas referências dos seus vinhos em prova, através do preenchimento da ficha de inscrição no concurso, e do respetivo envio para a organização (mais informações aqui).

A complementar o espaço de prova e exposição dos vinhos durienses, está prevista a presença de vários estabelecimentos de restauração, com as melhores especialidades da gastronomia regional duriense.

Pesqueira: No afã das vindimas a festa convida o Marquês de Pombal e faz provar de vinhos históricos .

No concelho que possui a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade e cuja demarcação foi da responsabilidade do Marquês de Pombal, a tradição mantém-se, com a recriação da atmosfera pombalina do século XVIII no centro histórico.

Durante os três dias do evento, os visitantes poderão passear e fazer compras no Mercado Pombalino e assistir ao Desfile Pombalino, momento marcante ao longo das últimas 15 edições. Ponto alto será também o tradicional Jantar Pombalino, a ter lugar sexta-feira, dia 7 de setembro.

Ainda no que à animação toca, mais especificamente a musical, vão decorrer os concertos de Diogo Piçarra (dia 7, sexta-feira) e de Raquel Tavares (dia 8, sábado).

Também a não desmerecer a componente debate da iniciativa que, nos três dias do evento programa alguns painéis de discussão. Entre os temas em apreço, a conferência “Vinho, Presente e Futuro” (8 de setembro 11h00-13h00), Conversas sobre o vinho: as castas brancas do Douro (14h00). A 9 de setembro os interessandos poderão participar em momento análogo em torno das castas tintas do Douro (16h00).

No último dia do evento decorre um leilão de vinhos históricos (18h30).

VINDOURO – Wine & History é uma organização da Câmara Municipal de São  João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos e da Capital Douro - Associação Industrial, Comercial e de Serviços de São João da Pesqueira.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.