Depois de duas concorridas sessões de pré-seleção, 12 finalistas disputaram a grande final. Além das três mais bem classificadas, as pastelarias Aloma, Balcão do Marquês (Lisboa), Biarritz (Lisboa), Hotel Real Parque (Lisboa), O Pãozinho das Marias (Ericeira), Pão de Mel (Forte da Casa), Polo Norte (Mafra), Tulipa Dourada (Mem Martins) e Zarzuela (Lisboa).

O júri foi presidido pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, tendo ainda sido constituído pelo enólogo Domingos Soares Franco, o chefe pasteleiro António Marques, a jornalista Alexandra Prado Coelho e o chefe de cozinha Pedro Sommer Ribeiro.

O regresso de Nuno Mendes

A decorrer no Pátio da Galé – Terreiro do Paço até ao próximo domingo, 17 de abril, o Peixe em Lisboa conta a 14 de abril, quinta-feira, com o regresso de Nuno Mendes com uma sessão de cozinha ao vivo (19h00). O chefe português é dos mais admirados na cena gastronómica britânica, não apenas pelo trabalho que desenvolveu no “Viajante” como pelo percurso que tem trilhado no Chiltern Firehouse e, mais recentemente, na “Taberna do Mercado”, restaurante assente nos produtos e vinhos portugueses, que funciona na zona leste de Londres, no Spitalfields Market.

Da programação de quinta-feira nota ainda para nova edição do concurso “Jovens Talentos da Gastronomia”, promovido pela Inter Magazine (15h00), para aulas de cozinha ministradas pelos chefes Paulo Morais, Nuno Barros e Fábio Alves, uma harmonização entre criações da chefe Justa Nobre e vinhos José Maria da Fonseca e propostas de combinação de vinhos com sushi, pelo sommelier Manuel Moreira.

José Avillez, restaurantes da Linha e o espanhol Diego Gallegos

Na sexta-feira, o Peixe em Lisboa traz restaurantes da Linha de Cascais ao Terreiro do Paço. Às 15h00, o chefe José Avillez partilha o palco do Auditório do evento com representantes dos restaurantes Cimas English Bar, Mar do Inferno, Beira-Mar e Muchaxo. O saber fazer de gerações e uma visão mais sofisticada de encarar a gastronomia de mar.

Ao final da tarde, pelas 19h00, novo convidado internacional desta 9ª edição do evento. Diego Gallegos, um brasileiro que se radicou na Andaluzia, apresenta a cozinha do restaurante Sollo, estrela Michelin, Málaga, conhecido pelos pratos à base de peixes de rio.

Mercado gourmet com dezenas de produtos para prova e aquisição (peixe, conservas, azeites, vinhos, chocolates, chás e infusões, gelados, doçaria tradicional, utensílios de cozinha) e dez restaurantes em funcionamento permanente, do meio-dia à meia-noite, completam o Peixe em Lisboa, uma organização ATL – Associação de Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV-Essência do Vinho.

Programa detalhado e as condições de acesso ao evento AQUI.