“A cozinha vegan não é complicada, nem cara, nem monótona. É possível fazer pratos deliciosos apenas com alguns ingredientes, muitas vezes menos de 30 minutos e, com ingredientes básicos do dia-a-dia”. Como ponto de partida para sustentar esta afirmação, Denise Smart, autora de “É Vegan, É Fácil” (edição Arteplural), traz-nos 60 receitas recheadas de bom sabor e sem recurso a alimentos de origem animal, o mesmo é dizer sem carne, peixe, ovos e laticínios.

Outra regra inquebrável nas seis dezenas de propostas é a de todas partirem no máximo, de cinco ingredientes, maioritariamente frescos, com um ou outro apontamento de ervas aromáticas. Para além deste quinteto de alimentos, a autora aponta-nos seis ingredientes que são uma constante ao longo do livro: o azeite, o óleo de colza, o sal e a pimenta preta, os caldo vegan e o leite vegan. “Alimentos que só é preciso comprar de vez em quando e que duram semanas”, refere.

Após algumas notas sobre alimentos, equipamento de cozinha – básico – e nutrição, Denise, que também é food stylist, parte para os capítulos mais divertidos da obra, convidando o leitor a pôr as mãos na massa, o mesmo é dizer nas receitas divididas em três capítulos: Pequeno-almoço e brunch; Pratos principais; Pães, bolos e doces.

Do elenco à prova no presente título, destacamos o picadinho fumado de batata-doce e beterraba, os folhados de alperce e pistácio com açúcar e canela, o creme de chocolate e avelã para barrar, as beringelas com molho miso e arroz, o ramen de cogumelos shiitake, o salteado de noodles de arroz e malagueta, a empada de batata e alho-francês.

Uma obra que também põe os talheres na gulodice, com os brownies de chocolate salgado, o bolo húmido de limão, o ananás grelhado com lima e malagueta, entre mais de dezena e meia de sobremesas e doces.

Denise Smart é autora de receitas há mais de 20 anos. Trabalha em Londres e faz fotografia de alimentos para empresas, marcas e editoras internacionais.

Escreveu diversos livros de culinária com temáticas destinadas às crianças, sobremesas e culinária vegan e vegetariana.

O livro chega aos escaparates com o preço de 18,80 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.