No novo livro de Vítor Sobral, o chefe de cozinha não desmerece a sua feição culinária e dá-nos mais de 130 receitas com o nosso “ouro líquido”, o azeite. Sobral faz, contudo, mais. A par com o fotógrafo Nuno Gouveia, desenrola no livro “Com os Azeites” (edição Casa das Letras), o caráter deste alimento tão arreigado à cozinha mediterrânica e, por inerência portuguesa.

No que respeita às receitas, vamos encontrá-las das sopas (Creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias), às sobremesas (pudim de azeite, gengibre e cardamomo com creme de laranja), passando pelos pratos principais (Lulas recheadas com chouriço de porco preto).

No Azeite há que acabar com um mito, a acidez. Não conta para o sabor
No Azeite há que acabar com um mito, a acidez. Não conta para o sabor
Ver artigo

É o próprio Vítor Sobral que nas suas palavras reafirma a afeição pelo produto que elege para tema do presente livro: "Sou um apaixonado por azeite, e ainda mais pelo que é nosso. Por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e características que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores receitas. Com o azeite tudo se faz - e tudo sabe muito melhor”.

Preâmbulo para uma obra de quase 300 páginas onde descobrimos um pouco do mundo do azeite: O seu percurso na nossa cultura; as práticas de cultivo e de apanha, assim como a extração.

Uma obra que não esquece que os azeites não são todos iguais, há os de diferentes tipos, também trazem defeitos e exigem cuidados de conservação.

Falar de azeite é referi-lo como um dos pilares da dieta Mediterrânica. Por isso mesmo, “Com os Azeites” sublinha o papel deste produto na nutrição humana e na dieta dos países do sul da Europa.

Vítor Sobral rendido aos prazeres da carne no seu novo restaurante Esquina
créditos: Lifestyle

Um livro que faz a ponte com o presente, revelando-nos como, sendo base da grande maioria dos pratos tradicionais portugueses, preserva a sua notoriedade neste século XXI graças à cozinha que os cozinheiros e chefes portugueses começam a levar além-fronteiras.

No seu currículo profissional de mais de 30 anos, Vítor Sobral conta com mais de 20 livros em que é autor ou coautor, e, entre as suas publicações, estão os livros “As Minhas Receitas de Bacalhau”, obra vencedora, em Portugal e no Brasil, do Gourmand International Cookbooks Award 2013, e “Alentejo e Além-Mar”.

São também de destacar os livros “Petiscos da Esquina”, uma obra que reflete a sua cozinha à volta das esquinas, nas quais a lusofonia tem especial destaque, e “Receitas Lá de Casa”.

Nuno Correia é fotógrafo profissional há 26 anos. Começou como repórter desportivo, colaborando em diferentes jornais desta área. Ao fim de quase 13 anos já colaborava com a ALLSports Photography Agency, atualmente conhecida como Getty Images News and Sports.

Já fez mais de 30 livros de cozinha com diferentes chefes de cozinha, incluindo Vítor Sobral.

Começou a fazer fotografia de comida num suplemento da revista Evasões, e a partir daí fundou duas revistas, a Blue Cooking e Blue Wine. Desde então, e com uma crescente ambição de entrar no mundo da publicidade, Nuno Correia fundou, há 13 anos, o seu próprio estúdio, o Nuno Correia Photography, cujo portefólio inclui um vasto número de clientes, tanto nacionais como internacionais.

Foi selecionado como um dos 200 melhores fotógrafos de publicidade no mundo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.