No novo livro de Vítor Sobral, o chefe de cozinha não desmerece a sua feição culinária e dá-nos mais de 130 receitas com o nosso “ouro líquido”, o azeite. Sobral faz, contudo, mais. A par com o fotógrafo Nuno Gouveia, desenrola no livro “Com os Azeites” (edição Casa das Letras), o caráter deste alimento tão arreigado à cozinha mediterrânica e, por inerência portuguesa.
No que respeita às receitas, vamos encontrá-las das sopas (Creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias), às sobremesas (pudim de azeite, gengibre e cardamomo com creme de laranja), passando pelos pratos principais (Lulas recheadas com chouriço de porco preto).
É o próprio Vítor Sobral que nas suas palavras reafirma a afeição pelo produto que elege para tema do presente livro: "Sou um apaixonado por azeite, e ainda mais pelo que é nosso. Por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e características que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores receitas. Com o azeite tudo se faz - e tudo sabe muito melhor”.
Preâmbulo para uma obra de quase 300 páginas onde descobrimos um pouco do mundo do azeite: O seu percurso na nossa cultura; as práticas de cultivo e de apanha, assim como a extração.
Uma obra que não esquece que os azeites não são todos iguais, há os de diferentes tipos, também trazem defeitos e exigem cuidados de conservação.
Falar de azeite é referi-lo como um dos pilares da dieta Mediterrânica. Por isso mesmo, “Com os Azeites” sublinha o papel deste produto na nutrição humana e na dieta dos países do sul da Europa.
Um livro que faz a ponte com o presente, revelando-nos como, sendo base da grande maioria dos pratos tradicionais portugueses, preserva a sua notoriedade neste século XXI graças à cozinha que os cozinheiros e chefes portugueses começam a levar além-fronteiras.
No seu currículo profissional de mais de 30 anos, Vítor Sobral conta com mais de 20 livros em que é autor ou coautor, e, entre as suas publicações, estão os livros “As Minhas Receitas de Bacalhau”, obra vencedora, em Portugal e no Brasil, do Gourmand International Cookbooks Award 2013, e “Alentejo e Além-Mar”.
São também de destacar os livros “Petiscos da Esquina”, uma obra que reflete a sua cozinha à volta das esquinas, nas quais a lusofonia tem especial destaque, e “Receitas Lá de Casa”.
Nuno Correia é fotógrafo profissional há 26 anos. Começou como repórter desportivo, colaborando em diferentes jornais desta área. Ao fim de quase 13 anos já colaborava com a ALLSports Photography Agency, atualmente conhecida como Getty Images News and Sports.
Já fez mais de 30 livros de cozinha com diferentes chefes de cozinha, incluindo Vítor Sobral.
Começou a fazer fotografia de comida num suplemento da revista Evasões, e a partir daí fundou duas revistas, a Blue Cooking e Blue Wine. Desde então, e com uma crescente ambição de entrar no mundo da publicidade, Nuno Correia fundou, há 13 anos, o seu próprio estúdio, o Nuno Correia Photography, cujo portefólio inclui um vasto número de clientes, tanto nacionais como internacionais.
Foi selecionado como um dos 200 melhores fotógrafos de publicidade no mundo.
Comentários