O concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo tem como objetivo desafiar restaurantes a inovar, a criar e a mostrar as técnicas de cozinha e de serviço que promovam uma boa relação entre os vinhos e as iguarias. Um dos pilares mais importantes desta competição tem a ver com a escolha do vinho que melhor se adapta ao prato servido.

Para a participação, o restaurante Valle Flôr apresentou três pratos acompanhados com sugestões de vinhos do Tejo. O prato de peixe, intitulado “Rainhas do Tejo”, constituído por enguias confecionadas de três formas distintas – escabeche, fritas e agridoces – e acompanhadas por um vinho branco Guarda Rios 2009. Para o prato de carne, “Das lezírias, um bravo Touro”, composto por um delicioso naco estufado de lombo em bandarilhas, sobre uma rosácea de batata, ervas de pasto e pimentos avinagrados, foi servido um vinho tinto Quinta da Lagoalva de Cima, Touriga Nacional & Syrah. Para finalizar, a incontornável sobremesa, composta por um fofo de café, geleia de uva com seu abafado, torta de gengibre e cardamomo e seu sorbet de tangerina, acompanhada pela Colheita Tardia Quinta Lagoalva Doc 2009.

Para o chef Pedro Inglês Marques, líder da cozinha do Valle Flôr desde 2010, este prémio “é mais uma distinção que volta a premiar uma equipa que se dedica de corpo e alma à gastronomia portuguesa de referência”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.