A revelação do Top 10 dos melhores vinhos portugueses, na opinião da conceituada Jancis Robison, fez-se no decurso da Conferência organizada pela Revista de Vinhos e que decorre na capital a 23 de outubro. Para a crítica e “Master of Wine” (título que apenas poucas centenas de personalidades alcançaram nos últimos 60 anos), nos últimos dez anos destacaram-se em terras lusas:

- Soalheiro Primeiras Vinhas 2016, branco, da região dos Vinhos Verdes. Um Alvarinho elaborado em Melgaço, a partir de uvas colhidas manualmente em vinhas com mais de 40 anos;

- Quinta dos Roques 2007, branco, da região do Dão. Produzido entre Mangualde e Nelas;

- Luís Pato Vinha Barrosa, 2005, tinto, da região da Bairrada. Proveniente de uma vinha velha com mais de 90 anos, da freguesia de Aguim;

- Barca Velha 1999, Casa Ferreirinha, tinto, do Douro Superior;

- Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005, Quinta do Crasto, do Douro. Proveniente em exclusivo da vinha centenária Maria Teresa, cultivada a cotas extremamente baixas;

Os dez melhores vinhos portugueses segundo a mais respeitada crítica mundial

- Niepoort Batuta 2007, Niepoort Vinhos, tinto, Douro. produzido a partir da vinha do Carril, com mais de 70 anos;

- Poeira 2011, Jorge Moreira, tinto, Douro. Um blend de Vinhas Velhas, com assinatura de Jorge Moreira.

- Espaço Rural Bojador Vinho da Talha 2015, Espaço Rural, tinto, Alentejo;

- Barbeito Ribeira Real Tinta Negra, lote 1, 20 anos, Vinhos Barbeito, Vinho Madeira. Produzido nas vinhas do Ribeiro Real, que se espalham pela costa sul da ilha, a uma cota de 200 metros de altitude.

- Graham´s Single Harvest Tawny Port 1972, Symington Family Estates, Vinho do Porto. Com assinatura da família Symington, produtores de Vinho do Porto desde o século XIX.

Recorde-se que Jancis Robison, com mais de 40 anos de carreira profissional, consultora para a adega da monarca Isabel II, é apontada como responsável por ter colocado os tintos portugueses, de 1999 a 2012, no pódio mundial em termos de pontuações médias gerais, conforme artigo escrito no jornal “Financial Times”, onde é colunista.

A crítica britânica é autora de algumas das mais aclamadas publicações sobre vinho, como o “The World Atlas of Wine”, já na 7ª edição.

Jancis Robison publica regularmente na sua página de Facebook.

Em Portugal Jancis tem publicado o livro, "Especialista de Vinhos em 24 Horas".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.