Aconchega-se nas nossas memórias de infância e, confessemos, já adultos, quantas vezes não cedemos à gula de acompanhar o café com a fatia de salame de chocolate? Queremo-lo de natureza consistente, a resistir um pouco à faca e, por favor, que não nos apresentem uma fatia a esfarelar. Salame de chocolate tem de ser firme, quanto baste de húmido e com a bolachinha a pedir trincadela.
Partindo do nosso tradicional salame de chocolate (há quem lhe diga a origem em Itália), Carolina Henke, fundadora da Café na Fábrica e da Brigadeirando, instaladas na LX Factory, em Lisboa, dá-nos agora, no mesmo local, as suas versões de salame de chocolate, com dezenas de variações sobre o mesmo doce. A Salamaria, o novo conceito de charcutaria doce, nasce a três mãos.
“A ideia surgiu primeiro na cabeça do Pedro Mouzinho, o meu marido, e do sócio, Pedro Barros, que já tinham outro projeto conjunto, o Dogs (cachorros quentes). Gostei da forma como aliaram um imaginário ligado à charcutaria, à carne, ao frio do talho, a um universo doce e delicado, o da pastelaria. Quis juntar-me a eles, tinha vontade de inovar, criar novas receitas, ter abertura para ser criativa. Acrescentei a minha experiência com a Brigadeirando, até porque já fazíamos salames, mas com uma nova força, uma nova perspetiva”, conta Carolina.
Ao clássico salame de chocolate e bolacha onde não pode faltar a manteiga, o açúcar, o chocolate em pó, o ovo e a bolacha Maria, a Salamaria soma reinterpretações, todas com uma base de leite condensado.
De acordo com os promotores da nova marca, “entre os sabores mais procurados estão o salame de goiabada e o de coco e lima, o creme Nutella, M&M’s, Oreo e Kinder, mas também o salame Red Velvet, com o recheio de queijo cremoso”. Salames que casam, ainda, com ingredientes portugueses como o figo, as nozes e o vinho do Porto.
“Quando estou na minha cozinha, quando tento concretizar as receitas que imagino, gosto de acreditar que estou a acrescentar uma parte de mim aos meus doces e a quem os vai provar. Cozinhar também é uma espécie de um dom”, acrescenta Carolina.
Os salames de chocolate da Salamaria também se encontram disponíveis na loja online do projeto.
Imagens cedidas por Salamaria.
Comentários