No Dom Afonso o Gordo, em Lisboa, o serviço de take-away está disponível para quem quiser deleitar-se, na época festiva que se aproxima, com uma das “7 maravilhas da gastronomia portuguesa”, o - o leitão à moda da Bairrada.

O leitão é confecionado segundo as técnicas que se usam na zona de referência desta iguaria, ou seja, lentamente no espeto por mais de duas horas, e tem o selo de aprovação do mestre assador Ricardo Nogueira.

No restaurante localizado na baixa lisboeta, o leitão sai dos fornos do restaurante todos os dias do ano, incluindo 24 e 31 de Dezembro. As fornadas têm hora marcada: às 13h30 e às 20h30.

Nas cavalariças que foram do Marquês a homenagem à mesa faz-se a Afonso, "O Gordo"
Nas cavalariças que foram do Marquês a homenagem à mesa faz-se a Afonso, "O Gordo"
Ver artigo

É necessário fazer reserva com 24 horas de antecedência e o leitão só pode ser encomendado inteiro (150,00 euros), o que equivale a 10/11 doses, mas há a possibilidade de ser entregue já trinchado. Acompanha sempre com molho, e ainda batatas fritas ou assadas, salada e laranja à parte.

Já no serviço do restaurante, porque no Natal há mais procura de jantares por grupos, foi criado um menu especial (32,00 euros/um prato; 40,00 euros/dois pratos), com bebidas incluídas. Isto, para todos os jantares para grupos a acontecer até 24 de dezembro, sejam eles da empresa ou de reunião entre amigos.

Para os interessados, fica a ementa abaixo:

Restaurante Dom Afonso O Gordo

Santo António da Sé nº 18, Lisboa

Horário: Todos os dias das 12h00 às 24h00

Contacto: Tel. 965 872 132

Entrada: Chamuças de leitão ou de vegetais com rúcula, amêndoas tostadas, espuma de laranja e vinagrete de laranja; Prato de peixe: Sonhos de bacalhau com crumble de broa de milho, ar de espinafres e chips de batata doce; Prato de carne: Leitão com chips de mandioca e alecrim, espuma de pimentas e laranja; Sobremesa: Tronco de Natal desconstruído.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.