A história do azeite Amor é Cego, um projeto familiar localizado no coração do Alentejo, começa a ser contada em 2015. Foi nesta altura que João Rosado recebeu como herança um pequeno olival de sequeiro, plantado pelo seu avô há mais de 60 anos. A vontade de homenagear o trabalho da sua família levou a que este professor de Matemática se dedicasse à produção de azeite, um trabalho que dispensava contas e que apenas era motivado pela paixão à terra.
Foi esta devoção incondicional à terra que inspirou o atelier Rita Rivotti Wine Branding & Design a criar uma imagem diferenciadora, que desse continuidade a esta história de amor. Foi preciso recuar às antigas tradições do Alentejo, onde foram encontradas esculturas de pequenas e coloridas figuras chamadas “Amor é Cego”. Estas pequenas estátuas, vestidas de trajes festivos e ornamentadas com objetos típicos da região, tornaram-se famosas representações da irracionalidade do amor.
O design do azeite Amor é Cego é uma interpretação moderna destas figuras, com as quais partilha também o nome. O resultado é uma garrafa atrevida e envolvente, que pode ser transportada numa caixa simples e ecológica, refletindo a preocupação ambiental do produtor.
Este packaging sagrou-se vencedor da medalha de ouro na categoria de Design dos Prémios Lusófonos da Criatividade 2016, segue ainda a filosofia da sua criadora, Rita Rivotti, que acredita que uma embalagem serve mais do que um propósito. Neste caso, a própria caixa funciona como uma recordação ou expositor.
Este azeite virgem extra, elaborado exclusivamente a partir da variedade Galega é, der acordo com o produtor, “equilibrado e harmonioso, revelando-se frutado, com notas de tomate e frutos secos antecipando um final ligeiramente picante”.
O azeite chega aos lineares com o preço de 6,50 euros (garrafa de 0,25L).
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