O festival, que vai na 13.ª edição, pretende promover e valorizar a pesca tradicional no Guadiana, as comunidades ribeirinhas e os recursos naturais do Pomarão e a gastronomia local associada ao peixe do rio.

O certame, que promete cativar pescadores desportivos e apreciadores de pratos e petiscos à base de peixes do rio, arranca no sábado, 28 de março, com o concurso de pesca "XIII Troféu Festival do Peixe do Rio", organizado pelo Clube de Pesca Desportiva "Os amigos do Guadiana".

A lampreia, o muge, o barbo e as enguias são algumas das "iguarias" do rio Guadiana que serão confecionadas para serem saboreadas nas tasquinhas espalhadas pelas ruas do Pomarão.

O 4.º Passeio Pedestre Pelo Caminho Natural do Vale do Guadiana, animação circulante a cargo do grupo "Os Caprichosos", workshop de danças tradicionais com música ao vivo e uma demonstração de nautimodelismo rádio controlados são outras ofertas do festival.

A animação musical destaca a presença de grupos corais alentejanos, um concerto de Micaela e um baile com o Duo Kontraste, no sábado à noite, e um espetáculo da Orquestra espanhola "Milenium", no domingo, às 16h30.

O Pomarão, situado na confluência da ribeira do Chança e do rio Guadiana, é uma antiga terra de pescadores e antigo porto mineiro, onde o minério extraído da Mina de São Domingos era descarregado em navios, que o transportavam para outros locais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.