
Foi a pensar em todas as pastelarias nacionais que os portugueses e um júri independente, constituído por personalidades de diferentes áreas, elegeram as oito melhores do país. A lista vencedora da iniciativa “A Minha Pastelaria Compal” integra estabelecimentos de diferentes regiões, embora com predominância nos concelhos mais a norte:
Bolos clássicos de comer e chorar por mais: Confeitaria da Ponte de Amarante;
O melhor croissant de Portugal: Pastelaria Bolozeima de Marco de Canaveses;
A especialidade da casa mais original: Confeitaria A Brasileira em Viana do Castelo;
O pão mais saboroso de Portugal: Pastelaria Panicoelho de Rio de Mouro;
As torradas mais estaladiças e saborosas: Pastelaria Doce Giesta de Viana do Castelo;
O melhor serviço de pastelaria do País: Pastelaria Da Nova em Vieira do Minho;
O melhor ambiente e decoração: Gelataria Pastelaria Tre Santi em Viseu;
A pastelaria com mais história: Pastelaria Versailles em Lisboa.
As oito vencedoras foram selecionadas pelo júri, composto por Cuca Roseta (fadista), Isabel Zibaia Rafael (bloguer culinária), Virgílio Gomes (consultor gastronómico), Osvaldo Piuza (chefe de Pastelaria e panificação), chefe António Sobral (AHERSP) e Luís Pinto (Turismo de Portugal). O júri correu o país, de norte a sul, para conhecer e provar as iguarias das pastelarias nacionais.
A iniciativa contou com o apoio dos portugueses, que votaram nas suas pastelarias favoritas, compraram menus e assim ajudaram crianças menos favorecidas. Por cada menu vendido durante a “Semana da Pastelaria Compal”, a marca Compal irá oferecer um pequeno-almoço a uma criança em parceria com Cruz Vermelha Portuguesa. No total, e com a contribuição dos portugueses, serão oferecidos cerca de dez mil pequenos-almoços.
Comentários