O resultado é uma obra onde o chefe de origem sérvia introduz mais de três mil ingredientes, em 80 receitas. “Papa Quilómetros - Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa” acaba por ser “uma homenagem às coisas boas da vida, a Portugal, aos produtos portugueses, ao povo, aos amigos, à família, às viagens… à cozinha”, como refere o autor.

No presente título, editado pela Casa das Letras, Ljubomir Stanisic procurou ir ao encontro das tradições nacionais em diferentes pontos do país.

Foi até à praia de Santa Cruz em Torres Vedras e à ilha do Farol em Olhão para ordenhar cabras e confecionar peixe. Para o alto da serra da Estrela e para o Douro para explorar o melhor das montanhas de Portugal e usar ervas nativas, como a urze e o limonete.

Até Vidago e Sagres para sentir os locais e comer com eles coxas de rã e caldeirada de peixe. Ao Gerês e a S. Luís, no concelho de Odemira, para entrar em comunhão com a natureza e extrair dela trutas arco-íris e ostras.

Acabou em casa de amigos, com amigos, junto a Arraiolos, para celebrar com mioleira, paia, joelho de porco e brindar com uma sangria de espumante especial.

A história do chefe Ljubomir Stanisic, 33 anos faz-se de várias viagens. Em 1997, o chefe de origem sérvia chega a Portugal. Em 2004 instala-se em Cascais com o seu primeiro restaurante, o 100 Maneiras. Mais tarde, em 2009, abre o novo 100 Maneiras, no Bairro Alto. Depois de uma jornada no Canadá, inaugura o Bistro 100 Maneiras, no Chiado. 

Entretanto, no verão de 2011, tornou-se conhecido do grande público com a sua participação como jurado na primeira edição do programa de televisão Masterchef Portugal.

“Papa Quilómetros - Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa” chega aos escaparates com o preço de 25,00 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.