Em tempo de crise aproveitar na cozinha pode poupar muitos euros e reduzir o orçamento quando chega a hora de abastecer o frigorífico. Atento a esta questão o nutricionista Alexandre Fernandes lançou recentemente “Cascas, Talos e Folhas” (editora Planeta). Diz o especialista em nutrição: “todos os dias deitamos para o lixo autênticos tesouros nutricionais”. Quais? Por exemplo as ramas dos vegetais, as folhas de outros e mesmo as cascas. 
“Desperdícios” que são muitas vezes a parte mais nutritiva dos alimentos. Da casca da batata, da banana e da beringela podemos confecionar ótimas sugestões para uma refeição. Alexandre Fernandes prova-o em mais de 180 receitas originais.  Entre as sugestões, folhas de brócolos no forno, farofa com casca de abacaxi, talos de legumes e fiambre, chutney de cascas de fruta, pudim de ovos com casca de laranja, casca de batata frita, ou no forno, vinagrete de talos de beterraba.

O livro vai mais longe, assumindo-se como um manual de boas práticas ecológicas, nutricionais e de higiene e segurança alimentar. O autor deixa-nos conselhos para a organização da cozinha, a racionalização dos gastos e ensinamentos úteis para melhor prepararmos e conservarmos os alimentos frescos.

Alexandre Fernandes é licenciado em Nutrição e Engenharia Alimentar (2002) e em Ciências da Nutrição (2010). Realizou várias pós-graduações em diferentes áreas ligadas à saúde e nutrição e é orientador em diversas formações.

O livro chega aos escaparates ao preço de 15,00 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.