Comer de forma saudável é divertido; naturalmente. Comer de forma diversificada e em consonância com o equilíbrio não é um «bicho de sete cabeças”; naturalmente. Uma dieta alimentar não tem de ser um regime restritivo e de privação; naturalmente. A partir de 20 de maio, a nutricionista Iara Rodrigues, promete conjugar o termo “Naturalmente” com muitas horas de convívio no pequeno ecrã.
No novo programa de produção nacional do canal temático 24Kitchen, a Mestre em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, traz um objetivo: Apresentar-nos um estilo de vida mais saudável, promovendo-o através da alimentação.
Mais, o que Iara, 35 anos, nascida na África do Sul, espanhola de nacionalidade, mas portuguesa de coração, transporta para os 22 episódios de “Naturalmente” (de segunda a sexta, às 21h00), o seu programa de cozinha, são os princípios que, como relata ao SAPO Lifestyle, sempre a motivaram desde que, abdicou do curso de medicina, “para o qual tinha média”, em prol do curso de Ciências da Nutrição e Alimentação: “Qualquer pessoa que pense torna-se num profissional de saúde, tem um sentido de ajuda. Cada um escolhe a forma como abraça a profissão. Eu, tento chegar ao máximo de pessoas possíveis”.
É o que acontecerá, diariamente, ao longo de várias semanas. Iara Rodrigues, vai espraiar a sua cozinha por 22 temas e mais de 70 receitas. “São abordagens tão diversas como pequenos-almoços, sopas e saladas, tartes saudáveis, cozinha internacional, vegetariana, clássicos [Cozido ou Caldeirada], cozinha expresso [Omelete de soufflé ou Ovos no tacho], petiscos [Montaditos de beringela ou Cogumelos recheados com ovos de codorniz], tudo sobre fruta, como fazer estufados. Tenho programas dedicados aos doces, com sobremesas originais [Bolo de chá matcha ou Brownie de batata-doce]”.
Pelo rol apontado pela nossa interlocutora, percebemos que conciliar saudável com diversidade é caminho para desfazer o preconceito de que a comida saudável tem de ser monótona e sem sabor. “A mensagem é muito simples: Não há monotonia na cozinha, nem alimentos proibidos, há as quantidades certas e começarmos a olhar para a cozinha saudável com outros olhos e com respeito pelos alimentos”, sustenta Iara.
“Defino uma alimentação equilibrada, sem ser limitativa ou monótona. Para mim ser saudável é saber equilibrar e isso implica flexibilidade. Não é por acrescentar um apontamento de chouriço no cozido à portuguesa que virá mal ao mundo. Daremos, como é óbvio, primazia aos vegetais”, sublinha Iara que no seu “Naturalmente”, demonstra essa mesma maleabilidade culinária: “Não tendo um determinado ingrediente vai poder usar outro”.
Iara não rejeita a nossa cozinha tradicional, nem tão pouco quer no seu novo programa “falar de dietas”. Ou seja, não iremos encontrar na cozinha da nutricionista, a apologia das dietas restritivas. “Quero, antes, mudar a visão que as pessoas têm do que é uma dieta. Por exemplo, produzir um assado mais saudável, trocando ou reduzindo num ingrediente. Pequenas mudanças fazem grandes diferenças. De alguma maneira fazer com que a receita fique mais equilibrada nutricionalmente, apelativa e envolvendo toda a família. Porque não confecionar um bacalhau com natas, mas mudando-lhe alguns ingredientes. Mantendo-o um prato de forno que todos fruem”.
A propósito da sua prática enquanto nutricionista, Iara é clara: “Tenho uma abordagem holística”, ou seja, integrativa. “Viajei muito. Procuro continuamente e percebo que quanto mais conhecemos do mundo, mais percebemos como somos pequenos. É importante ouvir o próximo, respeitar e captar a essência de outras culturas. A Medicina Ocidental só agora começa a centrar-se na prevenção, o que deveria ter acontecido há mais tempo. Há cinco ou dez anos só se falava de tratamentos. Na Ásia é trabalhada a prevenção. As duas medicinas, a Ocidental e a Oriental deviam estar aliadas. Não são alternativas, são complementares”, substancia Iara que, desde há poucos meses, atravessa uma nova experiência na sua vida, a maternidade. “Fui mãe do Diogo. Quando o programa foi gravado, o Diogo tinha três meses. Foi um desafio. Espero que gostem do programa gostem e que o cansaço não passe para as câmaras” [risos].
Recorde-se que Iara Rodrigues é autora de três livros, “A Dieta Simples” (2012) e “Dieta 1,2,3” (2013), em 2016 lançou “Emagreça Sem Fome”, atualmente na sua 6ª edição. Em 2016, fundou a Clínica Iara Rodrigues em Paço de Arcos, onde desenvolve uma abordagem holística para garantir o bem-estar dos pacientes. Em 2018, inaugurou “Iara Kitchen”, um espaço onde se realizam workshops, formações e eventos relacionados com cozinha saudável.
Comentários