O conceito da Maria Granel, loja de produtos naturais e biológicos, recupera o imaginário das antigas mercearias de bairro, embora com uma imagem, oferta de produto e práticas adaptadas ao tempo atual. Isto com a introdução de algumas preocupações na agenda dos nossos dias, nomeadamente a sustentabilidade, no que respeita à redução do desperdício alimentar, eliminação das embalagens, preço justo para o consumidor e produtor. Uma loja que convida o cliente a reconstruir memórias sensitivas como, por exemplo, no odor do café moído e dos frutos secos.

Há granel
créditos: Maria Granel

Na Maria Granel, os produtos são apresentados em dispensadores individuais, com doseadores. O cliente é, assim, convidado a servir-se. E é neste item que a loja, implantada no bairro de Alvalade, em Lisboa, faz justiça ao nome. Ou seja, é o consumidor quem decide a quantidade de arroz, feijão, grão, chá, massa, amêndoas, entre mais de duzentas referências, que pretende adquirir. Afirmam, em jeito de pergunta, os promotores da Maria Granel: “Para quê comprar um quilo de arroz se tem a certeza de que vai consumir menos? Porque há de ficar limitado a uma embalagem com um peso já predefinido? E se só quiser provar um novo produto,  porque terá de adquirir um pacote inteiro?”.

No que respeita à embalagem o cliente encontra sacos de papel reciclado e frascos de diferentes dimensões. Pode, ainda, o consumidor trazer de sua casa o recipiente onde irá transportar os produtos adquiridos.

Há granel nos bairros tradicionais de Lisboa
A loja Maria Granel revisita o imaginário das antigas mercearias de bairro.

A loja trabalha com um conjunto de fornecedores nacionais e internacionais que garantem uma seleção de produtos ampla, dos cereais aos chás, das algas aos `superalimentos`, dos frutos secos às ervas aromáticas, dos chocolates às gomas (também estas biológicas), dos biscoitos às especiarias. Produtos provenientes, na sua grande maioria, de empresas, herdades e quintas, cooperativas com produção biológica.

Fornecedores que não são presença anónima na loja. Sempre que possível os produtos em exposição são identificados com uma etiqueta. Nela, o cliente vai encontrar o nome do fornecedor, a sua história de vida. Periodicamente o espaço Maria Granel é palco de eventos que promovem o contacto direto com fornecedores (conversas, partilhas, degustação, oficinas).

Casa a Granel
Bem contados são mais de 200 os produtos que o cliente encontra nesta Casa a Granel, loja no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Todos os produtos estão ao dispor do consumidor em dispensadores individuais, ou em caixas de madeira. Uma casa que procura recuperar, para o tradicional bairro lisboeta, a imagem e atendimento de uma mercearia local.

Um conceito aqui adaptado aos novos hábitos de consumo e com a preocupação de acompanhar os produtos em voga. Desta forma, convivendo com as farinhas, o café, os chás, os frutos secos e as especiarias, o consumidor encontra as bagas, sementes, cereais, frutos desidratados agora em voga.

Dado tratar-se de venda a peso a Casa a Granel disponibiliza uma balança para que o cliente possa controlar a quantidade de produto que pretende adquirir. Nos dispensadores o cliente vai encontrar uma descrição do produto à venda. Informação consubstanciada em placas informativas, estas sobre as propriedades dos produtos.

Há granel nos bairros tradicionais de Lisboa
Casa a Granel

Os fornecedores são, na sua maioria, nacionais, essencialmente produtores de pequena dimensão e a nível local. Há, ainda, a preocupação pela introdução de produtos de origem biológica.

À unidade, nesta Casa a Granel, só mesmo os docinhos que o cliente vai encontrar no balcão de atendimento. Na sua maioria rebuçados de marcas portuguesas, com referência como os Dr. Bayar e os Floco de Neve.


Maria Granel
Lisboa - Rua José Duro, 22B – Bairro de Alvalade
Telefone: 211 351 896

Casa a Granel
Lisboa – Rua Francisco Metrass, 6B
Telefone: 213 901 510

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.