Vamos supor que o leitor é intolerante à lactose ao que acresce uma dose alérgica a frutos secos. Não obstante, e porque tem direito a um regalo doce, apetece-lhe uma sobremesa que suprima estas duas categorias de alimentos. Se visitar o novo website interativo “Receitas sem Alergias”, criado por estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), da Universidade do Porto, vai encontrar, entre outras propostas, uma mousse de chocolate que lhe garante um bom momento à mesa sem contratempos.

O guia, disponível gratuitamente nas versões website e e-book, nasce como resposta à procura de receitas alternativas por parte de pessoas que perseguem uma alimentação saudável e variada, por força de restrições na dieta ou como estilo de vida.

O guia interativo, criado pelos alunos e orientada por docentes da Faculdade de Medicina e FCNAUP, é de utilização muito intuitiva. O utilizador acede a uma primeira página onde faz um filtro por categoria de alimento a eliminar (leite, ovos, trigo, frutos secos, soja, peixe, marisco). Posto isto, é encaminhado para uma página que lhe apresenta as receitas já filtradas, o descritivo das mesmas, o que inclui alternativas em termos de ingredientes, conteúdo nutricional e um vídeo tutorial que explica, passo-a-passo a produção do prato.

O projeto, em fase de crescimento, apresenta neste momento perto de três dezenas de receitas das entradas, aos principais e sobremesas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.