Não é todos os dias que vemos entrar porta dentro um dos chefes de cozinha com maior estatura mediática e reconhecimento internacional. Mas, foi precisamente o que aconteceu no restaurante Esplanada Furnas, na Ericeira. A 20 de julho a equipa da casa especializada em peixe e marisco da costa portuguesa, assistiu incrédula à visita de Gordon Ramsay. A personalidade mais temida do mundo da cozinha, sentou-se à mesa do estabelecimento instalado na porta com o número 22 da Rua das Furnas.

Um verão mais fit com 3 receitas de Gordon Ramsay
Um verão mais fit com 3 receitas de Gordon Ramsay
Ver artigo

Ao SAPO Lifestyle, Nuno Lourenço, gerente do restaurante, não esconde o “orgulho com a visita de Gordon Ramsay que chegou acompanhado com membros da sua equipa. Foi muito educado e de uma grande simpatia”. Atitude que contrasta com o carácter temperamental que conhecemos ao cozinheiro escocês nascido em 1966 e que evidencia em programas como “Hell´s Kitchen”.

O homem que acumula estrelas Michelin, mais precisamente 16, em restaurantes da Europa, à Ásia e Estados Unidos, sentou-se à mesa do Esplanada Furnas para “comer umas amêijoas, como entrada, e uma garoupa assada no carvão. Não foi ele que escolheu, deixou ao nosso critério”, adianta Nuno Lourenço.

“No final teceu grandes elogios ao peixe que lhe foi servido e mostrou-se muito agradado com a vista sobre o mar que temos desde o estabelecimento. Voltou no dia seguinte para nos cumprimentar”, refere o gerente de uma casa com ementa onde preponderam pratos com sabor a mar, como o arroz/massada de marisco, robalo grelhado, lagosta, sapateira e mexilhão de cebolada.

Uma foto com os participantes sem o abrigo das máscaras que, de acordo com o gerente do Esplanada Furnas, "foi a exceção, apenas para a captação da imagem".

Já depois do jantar no Furnas, Ramsay pousou novamente para a fotografia, a 22 de julho,  desta feita na marisqueira Sol é Vida, em Atouguia da Baleia. Uma vez mais, o chefe de cozinha e empresário a escolher uma casa com vista sobre o mar e com ementa de peixe e marisco. A acompanhá-lo, membros da sua equipa.

Esta não é a primeira vez que o chefe de cozinha britânico visita o nosso país. Em 2014 esteve no Algarve onde visitou diversos restaurantes. Desta feita, a presença de Ramsay em Portugal  prende-se com a pesca na região de Peniche, embora sem mais informação sobre os objetivos finais desta visita.

Gordon Ramsay viu a sua carreira profissional de futebolista travada por uma lesão ainda na juventude. Contudo, a palavra revés já não entrava na época no dicionário de Ramsay que encontrou na cozinha a fórmula para o sucesso. Uma ascensão meteórica no mundo da gastronomia e êxito mediático que acelerou a par com o envolvimento de Gordon na atividade física e promoção de bons hábitos alimentares.

gordon ramsay
As amêijoas mereceram o elogio de Gordon Ramsay. créditos: Esplanada Furnas

Gordon Ramsay, fiel discípulo de “monstros” da cozinha como o irrascível Marco Pierre White ou o génio Joël Robuchon, investiu ainda jovem num curso de gestão hoteleira. O talento natural para a arte da culinária levou-o a aprender com os mais influentes chefes mundiais, como Albert Roux e Marco Pierre White, em Inglaterra, e Guy Savoy e Joël Robuchon, em França.

Em 1993, tornou-se chefe do Aubergine, em Londres, restaurante que depressa conquistou 2 estrelas Michelin. Em 1998, com 31 anos, abriu um restaurante próprio, dando-lhe o seu nome.

Em 2006, foi condecorado com a Order of the British Empire, atribuída pela Rainha Isabel II, pelo serviço prestado à indústria culinária.

Gordon Ramsay é protagonista de vários programas televisivos, entre eles "Hell´s Kitchen", "MasterChef", “Gordon Ramsey: Uncharted”, programa envolto em polémica devido a uma caçada do chefe de cozinha.

Já este ano, o chefe de cozinha fechou 12 de restaurantes em Londres, devido aos constrangimentos no setor da restauração provocados pela COVID-19. Em consequência, 500 funcionários foram despedidos num processo não isento de polémica.


Notícia atualizada a 24 de julho de 2020, com indicação da presença de Ramsay no restaurante Sol é Vida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.